Pela oitava vez, o TMN foi ao município de Petrópolis, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. A excursão saiu do bairro Bonfim, em Angra dos Reis / RJ, ás 4h da manhã do dia 08 de dezembro de 2018, rumo a Cidade Imperial, como é conhecida Petrópolis.
Petrópolis é conhecida como Cidade Imperial pois lá foi a residência de D. Pedro II, segundo imperador do Brasil, que governou de 1841 a 1889.
O dia em que toda Costa Verde, municípios da Região Metropolitana e na Região Serrana foi de muita chuva e isso prejudicou um pouco o passeio.
Dessa vez, fui com o objetivo de visitar o museu imperial e de fazer imagens, mas não foi possível fazer imagens pois minha câmera não é a prova d´água, mas ao museu conseguir ir.
O ônibus chegou no estacionamento da Rua Tereza (bairro Alto da Serra), ás 8h15min. Desembarcamos e passamos por toda extensão dessa rua e parte da Rua do Imperador (já no Centro da cidade) visitando algumas lojas até dar o horário de abrir o museu para visitação (10h30min).
Visitamos (eu e mais duas pessoas) o Museu Imperial, que foi a casa de D. Pedro II. Muita burocracia para se ter acesso ao museu, tem que se usar uma espécie de pantufa, não pode fotografar, não pode filmar, etc, muita frescurada, muitas câmeras, muitos seguranças atrás da gente o tempo todo, não deixando os visitantes a vontade. Quem costuma estudar História através de livros ou algo ilustrado não vai encontrar muita novidade, pois várias fotos que estão nos livros estão lá. Única coisa que pode entrar é com dinheiro, pois o local possui uma lojinha.
Localizado na Rua da Imperatriz, no Centro, o palácio de D. Pedro II é uma construção de 1845 e virou museu na década de 1940. O jardim na frente do museu foi construído com orientações do imperador, que era casado com Tereza Cristina. A partir da construção de sua residência de verão, surgiu o município de Petrópolis. O imperador gostou do local devido ao clima agradável. O museu traz quadros, documentos, peças, mostra cada parte da residência com seus objetos e textos informativos, contando a história de D. Pedro II até a Proclamação da República, em 1889.
Depois, tiramos algumas fotos na parte externa, com muita dificuldade, pois, como já informei, estava chovendo muito e lanchamos. Devido ao mal tempo não foi possível visitar outros pontos turísticos que estava em meu planejamento.
Em seguida, fomos em direção a Rua Tereza, um dos polos de compra no município, com cerca de mil lojas, onde moradores e visitantes podem comprar no atacado ou no varejo ou para revenda. Com tempo de "Natal", muitos shoppings e lojas estavam ornamentados na qual podia tirar fotos/selfies. No final da Rua Tereza, foram feitos grafites no muro, na qual me chamou muita atenção e, claro, tirei selfies.
Depois, fomos ao Hiper Shopping e encerrando o passeio com lanche.
Veja alguns clicks:
|
MUSEU IMPERIAL |