Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de maio de 2020

RJ: Witzel é alvo da PF.

A Polícia Federal do Rio de Janeiro fez busca e apreensão numa operação contra fraudes nos hospitais de campanha. Os hospitais de campanha eram para serem inaugurados no dia 30 de abril de 2020, para atenderem as pessoas infectadas pela COVID-19, mas somente um desses hospitais foi inaugurado (o do Maracanã), mas, mesmo assim, não com o total de leitos contratado e, ainda, com denúncias de falta de funcionários, medicamentos e equipamentos de proteção. Funcionários estão pedindo demissão por falta de condições de trabalho. Várias datas foram divulgadas para a inauguração desses hospitais.
A ordem para a operação foi do Supremo Tribunal de Justiça e foi chamada de Placebo. Um dos alvos foi o governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, no Palácio Laranjeiras. Também houve mandatos em outros 11 endereços. 
A tarde, o governador do RJ fez um pronunciamento, negando qualquer irregularidade e falou da interferência do presidente da República. Confira trecho de sua fala: "Ao contrário do que se vê na família do presidente Bolsonaro, a família engaveta inquéritos, vaza informações. O senador Flávio Bolsonaro, com todas as provas que temos contra ele, já devia estar preso. A Polícia Federal deveria fazer seu trabalho com a mesma intensidade que está fazendo aqui no Estado do Rio de Janeiro, porque o presidente acredita que estou perseguindo a família dele e ele só tem essa alternativa de me perseguir politicamente."
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a fala do governador do RJ em uma rede social. Flávio disse: "Quando você diz que eu já deveria estar preso, preso por quê? Eu não fiz nada de errado. Estou sendo investigado há mais de dois anos e não tem denúncia contra mim porque não tem como me denunciar. Agora, no seu caso não."
Em outro momento, Witzel disse: "O que aconteceu comigo, vaia acontecer com outros governadores considerados inimigos."
Segundo as investigações, o governador teria apoio de sua esposa e do ex-secretário estadual de saúde, Edmar Santos. Segundo o inquérito, a empresa Iabas (empresa contratada para construção e manutenção dos hospitais de campanha) consta ilegalidades, como, por exemplo, orçamentos fraudados. 

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Ministério da Saúde divulga novo protocolo do uso da cloroquina.

Mesmo ainda sem ministro titular, o ministério da saúde divulgou, na manhã de hoje, o novo protocolo para o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, pode ser usado em pacientes com caso leve da COVID-19 (novo coronavírus). Esse medicamento não é eficaz contra o coronavírus, dizem os estudiosos. O documento diz que o medicamento não há garantia de cura e que pode levar a morte. Nenhuma autoridade assina o documento! O paciente deverá ser orientado quanto ao uso do medicamento, quanto aos efeitos que causa e o mesmo deve autorizar seu uso. 
Essa mudança do protocolo já era um desejo do presidente Jair Bolsonaro e essa ideia fez com que dois ministros não trabalhassem mais no Ministério da Saúde, em menos de um mês. 

Lula disse: "Ainda bem que a natureza criou o coronavírus".

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse em uma entrevista: "Ainda bem que a natureza, contra vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus porque esse monstro está permitindo que os cegos enxerguem, que os cegos comecem a enxergar que apenas o Estado é capaz de dar solução a determinadas crises." Essa fala foi feita em defesa do Estado, no que diz respeito em vender tudo o que é público e que nada que é público presta. 
A fala causou polêmica nas redes sociais. Na tarde de hoje, Lula pediu desculpas. 

Regina Duarte deixa de ser secretária de cultura do governo.

A atriz Regina Duarte deixou de ser secretária de cultura do governo Bolsonaro. O anúncio foi feito hoje pelo presidente da República. Ela assumirá a Cinemateca Brasileira, que fica em São Paulo, que é vinculada a Secretaria de Cultura. 

domingo, 17 de maio de 2020

Ministro da Saúde, Teich, pede demissão.

Pela segunda vez em menos de um mês, um ministro da saúde deixa o governo federal. Nelson Teich pediu demissão do Ministério da Saúde. O motivo: divergências com o presidente da República, Jair Bolsonaro. Teich é a pessoa que se baseia na ciência e Bolsonaro se baseia no achismo. Bolsonaro pressionava Teich quanto ao uso de cloroquina no combate ao coronavírus e o então ministro não concordava com essa ideia por ser um remédio que causa efeitos colaterais e não ter eficiência comprovada. Teich teria dito que não ia manchar sua trajetória como médico para mudar um protocolo.
O pedido de demissão foi feito na sexta-feira, dia 15 de maio de 2020, com apenas 28 dias de trabalho no ministério. Uma segunda troca de ministro em meio a pandemia do novo coronavírus. 
Teich havia substituído Mandetta após ser demitido também por divergência de ideias. 

sábado, 16 de maio de 2020

Vespas assassinas mataram 42 pessoas na China em 2013.

As vespas mandarinia, também chamada de vespas gigantes ou vespas assassinas mataram 42 pessoas na China, em 2013. Outras ficaram feridas. Relatos informam que uma pessoa levou cerca de 200 picadas. Essas vespas podem chegar até 5 centímetros de comprimento. 
O que está preocupando a população dos Estados Unidos é que elas tem sido vista no país. Como elas chegaram lá ainda não se sabe, mas a hipótese de que chegaram através de contêiners ou caixas internacionais (navios de carga) que vieram da Ásia.  

Vespas gigantes mataram abelhas nos EUA.

Vespas gigantes mataram cerca de 30 mil abelhas nos Estados Unidos ao atacar uma colmeia. As vespas mandarinia são nativas da Ásia e chamou muita atenção ao serem vistas pela primeira vez no país. 

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Atividades para a quarentena.

Muitas pessoas não estão podendo sair de casa devido a pandemia do novo coronavírus, mas o que fazer em casa? Muitas pessoas estão até ficando com depressão, ansiedade, por causa de tudo isso que estamos passando. Uma dica TMN é que você monte para você mesmo um calendário de atividades, monte uma programação pra você fazer durante o dia ou programar atividades para uma semana. Vou colocar aqui algumas sugestões:
 - Curso online;
 - Leitura de um livro;
 - Leia a Bíblia;
 - Ligue para alguém;
 - Assista vídeos no youtube;
 - Faça desenhos;
 - Tire fotos;
 - Assista algo que você nunca assistiu;
 - Assista filmes e/ou séries;
 - Lembre de alguns desenhos da sua infância e assista-os no youtube;
 - Ouça músicas;
 - Estude, faça exercícios de conteúdos escolares;
 - Faça atividades físicas;
 - Pratique costura, bordado, crochê;
 - Faça lives (vídeos ao vivo) ou mesmo vídeo gravado (para depois postar, se quiser) de algo que você saiba fazer, como cantar, pintar, fazendo alguma receita, contando uma história, algum estudo escolar ou religioso, etc;
 - Converse nas redes sociais;
 - Mostre para seus filhos (suas filhas) brincadeiras do seu tempo de criança, como amarelinha, pula-corda, esconde-esconde, pique-alto... Há muitas brincadeiras!!!
 - Procure aprender algo novo;
 - Escreva versos, textos, histórias... e, quem sabe, até um livro!
Coloque sua imaginação e criatividade para funcionar e, com isso, você preenche seu cérebro com atividades e evitar de você ficar pensando em coisas negativas. 
Se você souber de alguma outra coisa, coloque nos comentários.

Números do COVID-19 atualizados pelo mundo (resumão).

BRASIL:

Número de infectados: 137 mil.
Número de recuperados: 55.350
Número de mortos: 9.265

Estados com maior número de casos: São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Amazonas. 

ESTADO DO RIO DE JANEIRO:

Número de infectados: 14.165
Número de recuperados: 8.300
Número de mortos: 1.394

No sul do RJ, Volta Redonda é o município com maior número de casos confirmados e Angra dos Reis está na segunda colocação. Mesma situação no número de mortos. 
Maior número de casos confirmados está na capital.
O Estado teve nas últimas 24 horas 189 casos confirmados, ultrapassando o Estado de São Paulo que até então tinha o maior números de casos por dia. 
Em relação ao número de casos (segundo a Secretaria Estadual de Saúde): 
Rio de Janeiro - 9.051
Duque de Caxias - 567
Niteroi - 524
Nova Iguaçú - 494
São Gonçalo - 374
Volta Redonda - 372
Em relação ao número de mortes (segundo a SES/RJ):
Rio de Janeiro - 919
Duque de Caxias - 93
Nova Iguaçú - 56
Niteroi - 35
São Gonçalo - 34
São João de Meriti - 25
Os calçadões de Campo Grande, Santa Cruz e Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro foram bloqueados. Só podem passar pessoas que vão fazer algo essencial como comprar remédios e/ou comida, por exemplo. 
Mais vagas nos cemitérios estão sendo feitas para atender a demanda. 
No sul do Estado do RJ, todos os municípios tem casos confirmados. 


ESTADO DE SÃO PAULO:

Número de casos confirmados: 39.978
Número de mortes: 3.206

O prefeito da capital paulista anunciou rodízio de veículos para o combate a pandemia. Os veículos com placas cujo número final for par só poderá circular nos dias pares dos meses, a mesma situação ocorre com placas com final ímpar, que só poderá circular nos dias ímpares dos meses. Resumo: 
Dia par - placa par / Dia ímpar - placa ímpar. 

MUNDO:

TOTAL NO MUNDO: Mais de 3,85 milhões de casos confirmados, 269 mil mortes e 1,28 milhão de pessoas recuperadas.  

ESTADOS UNIDOS: Quase 1,3 milhão de casos confirmados. Mais de 75 mil mortes. 

ESPANHA: Quase 223 mil casos confirmados e mais de 26 mil mortos. 

ITÁLIA: Quase 216 mil casos confirmados e quase 30 mil mortos.