Uma nova variante do coronavírus foi descoberta na África do Sul, no continente africano, no dia 24 de novembro de 2021, mas, isso não significa que ela surgiu lá. Não se sabe ainda se as vacinas existentes contra o coronavírus são eficazes contra essa nova variante. Todos os protocolos de saúde devem ser mantidos como a vacinação, uso de máscara, uso do álcool 70 e distanciamento.
No Brasil, as fronteiras foram fechadas para seis países africanos: África do Sul, Lesoto, Botswana, Eswatini, Namíbia e Zimbábue. E há pressão para serem fechadas para mais 4 países africanos.
Dois casos dessa nova variante foram confirmados no Brasil, no Estado de São Paulo, de pessoas que vieram da África do Sul, provavelmente, antes do fechamento de fronteiras.
Outros países também já tem casos: Austrália, Áustria, Dinamarca, Israel, Suíça, Japão, França, Bélgica, Itália, República Tcheca, Dinamarca, Espanha, Portugal, Canadá, entre outros.
O continente africano é o local onde menos pessoas se vacinaram contra o coronavírus no mundo. Essa desigualdade de vacinas faz com que o vírus circule mais e encontra meios para sua evolução.