Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Acidente de avião em Vinhedo / SP.

Reportagem em atualização.
Última atualização: 12/08/2024, ás 21h15min.

Acidente com avião deixou 62 pessoas mortas no município de Vinhedo, no Estado de São Paulo, ás 13h22min de sexta-feira, dia 09 de agosto de 2024. O avião era da empresa Voepass. O voo 2283 saiu de Cascavel / PR e ia para Guarulhos / SP. 
As investigações estão na fase inicial e pode durar um ano. 
O avião ao se chocar com o solo pegou fogo, não deixando sobreviventes. A aeronave era PS-VPB, ATR-72. 
As duas caixas-pretas foram achadas e já estão no CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). Estão analisando desde ás 8h da manhã deste sábado. O CENIPA informou que a aeronave estava em condições de uso e que as documentações estavam em dia. Por parte do CENIPA são 10 investigadores e funcionário da empresa fabricante foi convidada e vai chegar ao Brasil hoje. A fabricação do avião é francesa, mas tem sede em Ribeirão Preto / SP.
Duzentos homens trabalham no local do acidente, incluindo 80 bombeiros. 
24 corpos foram encontrados, 12 foram levados para o IML de São Paulo, mas só dois corpos foram identificados. 
O IML de São Paulo está com atendimento exclusivo ás vítimas da queda do avião. 
O avião tinha capacidade para 73 pessoas. 
Uma das hipóteses sobre a queda foi o congelamento nas asas, pois molda a aerodinâmica do avião, causando atrito no ar, aumentando o peso, mas especialistas dizem que tem outros fatores.
A polícia científica do Paraná montou esquema para identificar vítimas. 

Atualização: 12/08/2024, ás 21h15min.

Todos os corpos foram retirados do local do acidente e levados para o IML. 12 corpos foram identificados e sete liberados ás famílias. 
Descobriu-se que esse avião do acidente já havia tido problemas em março deste ano, sofrendo avarias no trem de pouso e em sua fuselagem, passando por reparos entre março e julho deste ano. Um dos pneus estourou no dia 11 de março, na decolagem de Recife para Salvador. 
Foi concluída, pelo CENIPA, a perícia inicial da tragédia. O relatório será divulgado em 30 dias. 

Atualização em 21/08/2024.

Todos os corpos já foram identificados no IML e foram liberados para as famílias fazerem o sepultamento. Saíram as primeiras informações da caixa-preta do avião. Segundo divulgado pela mídia formal, houveram gritos nos momentos finais e tentativa de um minuto para normalizar o avião.