Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

TMN CIDADES: PETRÓPOLIS / RJ - ATRATIVOS TURÍSTICOS

PALÁCIO AMARELO - CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS

A primeira construção no local onde hoje se ergue o Palácio Amarelo, data de 1850. José Carlos Mayrink da Silva Ferrão ergueu o solar, cujo aspecto lamentavelmente é desconhecido. Em 1894, foi adquirida pelo município. Está localizado na Praça Visconde de Mauá, 89. Visitação guiada diariamente das 10h ás 17 horas.

CASA BARÃO DE MAUÁ

No princípio da Avenida Rio Branco, esquina da Rua Piabanha, bem em frente a praça da Confluência está situado o palacete que pertenceu ao Barão de Mauá. O terreno pertencia ao colono Felipe Erbis I, natural da Alemanha. Construção em estilo neoclássico.

CASA DA AVENIDA IPIRANGA

Construída em 1884 pelo afilhado de Barão de Mauá, José Tavares Guerra. Seus jardins forma projetados por um botânico francês, Auguste Glaziou.
Dias de visita: Quinta a Terça, de 12h ás 18h.
Endereço: Avenida Ipiranga, 716, Centro Histórico de Petrópolis.
Preço da entrada: R$ 6,00. Estudantes e pessoas acima dos 65 anos paga R$ 3,00. Crianças até 7 anos não pagam.

CASA DA PRINCESA ISABEL

Residência oficial da Princesa Isabel e do Conde d´eu até a Proclamação da República. Foi construída por volta de 1853 pelo seu primeiro proprietário, Barão de Pilar, e em 1874 alugada ao Conde d´Eu, que a adquiriu em 1876. Localiza-se na Avenida Koeler, 42, no Centro Histórico.

CASA DE RUI BARBOSA

Ali residiu e faleceu Rui Barbosa, figura importante do Império e dos primeiros anos da República. Nesta residência Rui escreveu muitas obras como, por exemplo, Oração dos Mortos. Foi primeiro-ministro da República e representou o Brasil na Conferência de Haia, onde ficou conhecido como "Águia de Haia". É uma residência particular e só pode ser observado externamente.

FONTE: SITE DA PREFEITURA DE PETRÓPOLIS (acessos no ano de 2007 e  em 16 de dezembro de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário