Pesquisar este blog

domingo, 24 de março de 2013

RJ: INVASÃO DO MUSEU DO ÍNDIO, NO CENTRO DO RIO

NA MANHÃ DA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA, 22 DE MARÇO DE 2013, CERCA DE 50 HOMENS DA POLÍCIA MILITAR INVADIRAM O MUSEU DO ÍNDIO, PRÓXIMO AO ESTÁDIO DO MARACANÃ, NA ZONA NORTE DO RIO, PARA TIRÁ-LOS ÍNDIOS QUE VIVIAM NO LOCAL. OS PMS ESTIVERAM NO LOCAL PARA CUMPRIR UM MANDADO DE DESOCUPAÇÃO EXPEDIDO PELA JUSTIÇA FEDERAL NO DIA 15 DE MARÇO DE 2013, QUE HAVIA DADO UM PRAZO PARA QUE OS INDÍGENAS SAÍSSEM ATÉ O DIA 21 DE MARÇO DE 2013. 
HOUVE CONFRONTO ENTRE POLICIAIS, INDÍGENAS E SIMPATIZANTES DOS ÍNDIOS. MANIFESTANTES FECHARAM A RADIAL OESTE E OS POLICIAIS JOGARAM BOMBAS DE EFEITO MORAL - SPRAY DE PIMENTA - E GÁS LACRIMOGÊNEO.
HAVIA 14 INDÍGENAS NESTE LOCAL QUE FORAM RETIRADOS A FORÇA.
 
O índio Michael Oliveira, da etnia Arauaque, relata que o Batalhão de Choque invadiu o local no meio de um ritual indígena. "A gente estava fazendo nosso ritual e a polícia entrou desrespeitando a gente. Me bateram com cacetete, jogaram gás, ao contrário do que foi combinado", contou.
 
Segundo o deputado estadual Geraldo Pudin (PR), que acompanhou as negociações do lado de dentro do museu, foi feito um acordo para que a entrada dos policiais do Batalhão de Choque fosse pacífica. Entretanto houve resistência à ação policial. A polícia usou spray de pimenta e balas de borracha contra os manifestantes.
 
O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), que também acompanhou as negociações entre índios e governo, reclamou de truculência na ação policial. "Jogaram spray de pimenta na minha cara. Uma ação violenta. A ordem judicial estava sendo finalizada", afirmou Freixo.
 
OS INDÍGENAS FORAM LEVADOS PARA UM HOTEL E HOUVE UM ACORDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CENTRO PARA OS INDÍGENAS, EM JACAREPAGUÁ.
 
NO LOCAL DO ANTIGO MUSEU DO ÍNDIO, VAI SER CONSTRUÍDO UM MUSEU OLÍMPICO.

OS INDÍGENAS DE DIFERENTES ETNIAS OCUPAVAM O LOCAL DESDE 2006.
 
FONTE: UOL NOTÍCIAS E REDE GLOBO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário