O MÊS DE AGOSTO TERMINOU E COM ESSE FIM FICA O LEGADO QUE O AGOSTO CULTURAL ANGRA DOS REIS FICOU EM MINHA VIDA.
MUITA INFORMAÇÃO, MUITA CULTURA!!! TUDO ISSO ADQUIRI COM OS PALESTRANTES, NAS RODAS DE CONVERSA, NAS APRESENTAÇÕES CULTURAIS, NA QUAL SÓ OUVI, POIS NÃO GOSTO DE ME EXPOR, EU ME EXPRESSO MAIS PELA ESCRITA.
DIVERSOS TEMAS FORAM ABORDADOS NESTE MÊS CULTURAL: RELIGIÃO, MÚSICA, CAPOEIRA, JONGO, CULTURA INDÍGENA E CAIÇARA, MEIO AMBIENTE, FOLIA DE REIS, DANÇAS, etc.
E NUM DESSES EVENTOS EU DESCOBRI QUE SOU CAIÇARA.
VOU CONTAR COMO.
QUANDO COMEÇOU UMA DAS ATIVIDADES QUE ERA SOBRE A CULTURA CAIÇARA, EU OUVI: "OS CAIÇARAS VIVEM DO LITORAL DO PARANÁ AO LITORAL SUL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO." LOGO, ANGRA DOS REIS FAZ PARTE.
DEPOIS: "TEM AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA EM PEQUENAS ROÇAS. VIVEM EM CASAS DE PAU-A-PIQUE."
PENSEI: MEU FALECIDO AVÔ TINHA UMA ROÇA DE BANANA, NA QUAL HAVIA TROCA DE MERCADORIAS NA ÉPOCA E A MINHA CASA ATÉ O ANO 2000 ERA DE PAU-A-PIQUE.
E EU JÁ SABIA QUE A FESTA DO SENHOR DO BONFIM É UMA CULTURA CAIÇARA POR CAUSA DAS CANOAS NA QUAL AS PESSOAS VENDIAM TANGERINAS.
FIQUEI COM ISSO NA CABEÇA.
CHEGANDO EM CASA, PERGUNTEI A ALGUMAS PESSOAS NO FACEBOOK E CONTEI ESSAS CARACTERÍSTICAS QUE CITEI ANTERIORMENTE. E ELAS FALARAM: "VOCÊ É CAIÇARA."
E MELHOR: PARTE DA COMUNIDADE DO BONFIM (ONDE MORO) SÃO PARENTES, PORTANTO, TAMBÉM SÃO CAIÇARAS. ACREDITO QUE ELES NÃO SAIBAM DISSO, ASSIM COMO EU NÃO SABIA ATÉ ESTE MÊS.
MINHA SUGESTÃO É QUE PODERIA HAVER SEMPRE ESSES ENCONTROS CULTURAIS, POIS ASSIM COMO ACONTECEU COMIGO, OUTRAS PESSOAS PODEM SE DESCOBRIR EM ALGUMA CULTURA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário