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quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Educação: Trocas constantes de professores prejudicam os estudantes?

Principalmente em escolas públicas, acontecem muitas vezes de num mesmo ano letivo, haver trocas constantes de professores. Será que essa troca prejudica o rendimento escolar dos educandos?

Com certeza. Atrapalha não só o aprendizado, mas o vínculo aluno x professor, o planejamento de aula de forma adequada, a adaptação do aluno com o jeito de trabalhar do professor, principalmente em estudantes da educação infantil e do ensino fundamental. 

Vou dar um exemplo: Imagine uma turma que três professores diferentes deram aulas no mesmo ano letivo. Sabemos que cada professor tem seu jeito de ensinar.
Início do ano, a professora X está com a turma: faz o reconhecimento (diagnóstico) da turma (isso leva em média uns 15 dias), conhece seus estudantes, vê a melhor forma de ensinar para aquela turma. Os estudantes se adaptam com o método que a professora trabalha (tudo isso leva muito tempo para acontecer).
Chega no meio do ano letivo, há a troca da professora. E aí, a professora Y assume a turma. Ela vai ter que fazer tudo o que a professora anterior fez no primeiro momento. Com isso, o aluno vai ter que se  adaptar novamente com o método, pegar a confiança com a nova professora.
Imagine que no 4º bimestre há uma outra troca e a professora Z assume. Acontece a mesma coisa: reconhecimento, vínculo, adaptação no método de ensino, etc.
Agora, reflita: Como fica a cabeça dessa criança com três professoras no mesmo ano? Fica muito complicado. Acaba desestimulando a criança em aprender, acaba perdendo a confiança de quem está ensinando e até fazendo com que a criança não queira mais ir a escola (em alguns casos).

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