Pesquisar este blog

sábado, 30 de junho de 2018

Marechal Hermes - Rio de Janeiro.

Marechal Hermes, bairro da zona norte do Rio de Janeiro. Um lugar onde possui vários atrativos. 

Primeiro bairro operário do Brasil, foi fundado 01º de maio de 1913. Nasceu como vila proletária idealizada por Marechal Hermes. Se previa uma construção com 1350 edificações, esse bairro foi planejado devido a carência de moradias na época. Nessas edificações incluía casas, escolas profissionalizantes, creches, biblioteca, hospitais. Mas, na verdade, apenas 165 edificações foram feitas e nelas moravam os desabrigados do Morro do Castelo.

Quem foi Marechal Hermes? 

Marechal Hermes da Fonseca foi presidente da República do Brasil, que governou de 1910 a 1914. Era militar, sobrinho de Marechal Deodoro da Fonseca (que foi o primeiro presidente do Brasil, em 1889). 
No seu governo enfrentou a Revolta da Chibata, já na primeira semana de governo. No seu governo foi criada a faixa presidencial. Houve a renegociação da dívida externa do Brasil. Prosseguiu programa de construção de ferrovias. Concluiu a reforma da Vila Militar de Deodoro e do Hospital Central do Exército, além de vilas operárias como a de Marechal Hermes e na Gávea, no Rio de Janeiro. 
Vale lembrar que na época do governo de Marechal Hermes, o Rio de Janeiro era a capital do Brasil.

Entre outras construções, tem a Estação Ferroviária e a Praça Montese. Um bairro cheio de história. Eu estive neste bairro e trago algumas informações dessas duas construções. 

A Estação de Marechal Hermes é de 1912. O bairro se desenvolveu em torno dela e é um dos mais movimentados da zona norte do Rio. Parece que não dorme, tem movimento 24 horas nas pastelarias, lanchonetes, barraquinhas.
A Praça Montese, em frente a Estação, separada pela Rua João Vicente, é onde está o busto do Marechal Hermes e onde, atualmente, é realizada, toda última sexta-feira de cada mês a tradicional roda do grupo UBC Capoeira.
Em relação ao transporte, no bairro passa diversas linhas de ônibus, além do transporte ferroviário. Conta também com ponto de táxi (que fica na Rua João Vicente). 

Fotos: Thiago de Morais.








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário