Educação e Ensino são dois assuntos que devemos tratar como de fundamental importância.
Primeiramente, precisa-se ser esclarecido que:
- Educação quem dá a seu filho (sua filha) são os pais.
- Ensino quem dá são os pais e a escola.
Os pais tem um papel fundamental nesse processo.
Muitas das vezes, nossas crianças se tornam o que os pais são. Se o pai fala palavrão, os filhos aprendem a falar também. Se os pais fazem algo de errado, os filhos vão assistir aquilo e podem querer fazer também. Se os filhos assistem brigas constantes dentro de casa, pode crescer sendo violento. Esses são, apenas, alguns exemplos. Os pais devem ser exemplos.
Ensinem seus filhos as "palavras mágicas": Obrigado!, Bom dia!, Boa tarde!, Boa noite!, Com licença! Ensinem valores, boas maneiras, a ajudar o próximo sem nada em troca, a praticar o bem sem ver a quem. Converse com seu filho, sua filha, sempre que necessário. O diálogo é muito importante. Transmite confiança. Ensine a valorizar o professor na escola (aliás valorizar as profissões). Em idade escolar, os pais tem obrigação de saber o que os filhos estão fazendo na escola, conversar com os professores para saberem como está o rendimento de seu filho.
No processo ensino-aprendizagem entra também a escola. A escola ensina as disciplinas: Português, Matemática, Biologia, Química, Física, História, Geografia, Inglês, Artes, etc, ou seja, conteúdos que os estudantes levarão para a vida. A escola deve ensinar os estudantes para a vida e não só para fazer uma prova. Aulas dinâmicas, bem humoradas, sem ser só com livro e caderno, ajudam nesse processo. Visitas a museus, casas culturais e outros espaços, assistir vídeos, também ajudam nisso. Para isso, o professor tem que ser estimulado e valorizado, ter condições de trabalho, materiais para trabalhar, ter melhores salários. Como pode ainda o profissional que forma todas as outras profissões receber o salário que ganha atualmente? A escola também precisa ter uma ótima gestão. Vejo escolas por aí, de ensino fundamental, por exemplo, que precisa de um verdadeiro choque de gestão, pois a gestão escolar é zero, onde os professores fazem o que querem, dão aula quando querem, os alunos saem cedo da escola, quase que diariamente, assistem aulas quando querem, não tem aulas completas. Parece que nem existe direção geral. O governo precisa estar atento e fiscalizar também a conduta dos profissionais do ensino. O ensino público deveria ser tão bom quanto um ensino privado, mas, infelizmente, é precário.
Estamos no período eleitoral, vamos escolher candidatos que valorizem os profissionais de educação e que faça punir os funcionários que não cumprem com sua obrigação dentro do espaço escolar, pois tem muitos que não sei nem o motivo pelo qual estão nessa área de trabalho. Escolha alguém que faça com que o ensino escolar público seja de qualidade. Isso é o que precisamos! São coisas simples de se fazer, mas vejo que há uma má vontade muito grande, devido a próprios interesses.
Concluindo, os pais tem que separar o que é de responsabilidade dele e o que é responsabilidade da escola. Tanto os pais como as escolas tem que cumprir com suas obrigações. Ambos tem direitos e deveres. Os pais tem que cobrar da escola um ensino de qualidade e a escola tem que cobrar dos pais disciplina e educação dos estudantes. Pois o que acontece também é o seguinte: existem pais que acham que tudo é responsabilidade da escola, "largam" seu filho na escola e pronto, acha que já cumpriu com seu dever e não é assim que funciona.