Comitivas de Angra dos Reis e Paraty, ambos municípios do litoral sul do Estado do Rio de Janeiro foram para Baku, no Azerbaijão.
O motivo é a candidatura da Baía da Ilha Grande (em Angra) e do Centro Histórico de Paraty a patrimônio mundial da humanidade.
Representando Angra dos Reis, foi o prefeito Fernando Jordão, o secretário de Desenvolvimento Econômico (João Carlos Rabello) e o Presidente do Instituto Municipal do Meio Ambiente (Mário).
Representando Paraty foram: o prefeito em exercício, o secretário de governo, a secretária de cultura e o secretário de meio ambiente.
Eles foram junto com o pessoal do Governo Federal e do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Essa comitiva é para acompanhar as reuniões do comitê e se caso os componentes da reunião tiverem alguma dúvida, elas vão ser tiradas com o pessoal da comitiva.
Paraty e a Ilha Grande (em Angra) tiveram candidatura mista, ou seja, estão sendo avaliados ao mesmo tempo. São 204 mil hectares que estão nessa candidatura (187 ilhas e as áreas de proteção ambiental, como o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a área de proteção do Cairuçu, a Reserva Biológica da Praia do Sul e o Parque Estadual da Ilha Grande).
O Brasil é membro do comitê do Patrimônio Mundial e tem direito a voto, junto com Angola, Austrália, Azerbaijão, Bahrein, Bósnia-Herzegovina, Burkina Faso, China, Cuba, Guatemala, Hungria, Indonésia, Kuwait, Quiguistão, Noruega, Saint Kitts e Nevis, Espanha, Tunísia, uganda, Tanzânia e Zimbabue.
O anúncio pode ser dado amanhã, 05 de julho, ás 9h da manhã, durante uma das reuniões do Comitê da Unesco. Se caso essa informação não for dada amanhã, poderá ser dado até o dia 10 de julho de 2019 tendo os dois municípios o título de patrimônio ou não, mas a expectativa é muito grande, pois, com o título, muitos investimentos poderão vir para a região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário