Na noite do dia 23 de fevereiro de 2021 (madrugada do dia 24 em Kiev / Ucrânia) teve-se início a invasão russa no território ucraniano. Invasão essa por terra, ar e mar por toda a fronteira da Ucrânia. O objetivo é a tomada do território ucraniano que a Rússia diz ser dela. A Ucrânia quer entrar para OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e a Rússia não concorda com isso. A capital Kiev e outras 11 cidades foram atacadas. São 137 ucranianos mortos até o momento.
Confira mais informações nos vídeos abaixo:
Essa richa entre a Rússia e a Ucrânia não vem de hoje. Isso é histórico. No último vídeo acima explico a história da Rússia desde a Primeira Guerra Mundial até os dias de hoje: a criação da ONU, criação da OTAN, sobre a União Soviética, a independência da Ucrânia, entre outros assuntos. E o que isso afeta no mundo. Assista e confira.
Tropas russas invadiram a usina nuclear de Chernobyl. Os funcionários foram rendidos e houve uma alta da radiação no local. A usina de Chernobyl é uma usina nuclear desativada na Ucrânia após um dos reatores ter sido explodido no ano de 1986, próximo da cidade de Pripyat, no norte do país. Sua construção foi em 1972, na época que a Ucrânia ainda pertencia a URSS (União Soviética). O fator nuclear pode estar por trás da invasão russa, pois a Ucrânia já foi o terceiro maior arsenal nuclear do mundo e hoje é o segundo maior gerador de energia nuclear da Europa. Ainda há material nuclear lá que pode ser utilizado em varias situações. Outro fator é de que essa usina é herança soviética.
Um tanque de guerra passou por cima de um carro civil. O motorista do carro sobreviveu.
A resolução do conselho de segurança da ONU foi reprovada pois a Rússia vetou. Isso já era esperado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário