Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de março de 2022

6º dia da guerra Rússia x Ucrânia.

Em Kharkiv, os russos atacaram a prefeitura. Também houve ataque a uma rede de TV, deixando 5 mortos, em Kiev. 
O presidente da Ucrânia pediu cessar fogo até a próxima rodada de negociações, que está marcada para amanhã. 
O embaixador brasileiro deixou Kiev por medida de segurança. 
A China entrou em contato com a Ucrânia pedindo negociação contra a guerra.
Durante o discurso do ministro russo na ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de cem diplomatas levantaram e abandonaram a reunião sob forma de protesto. Brasil, Venezuela e Cuba permaneceram no local. 
O presidente da República do Brasil, Jair Bolsonaro, se mantém neutro, mas sabemos que ele e pró-Rússia. 
O governo brasileiro foi avisado por Bielarus que haverá interrupção na venda de fertilizantes. Bielarus apoia a Rússia e tem sido alvo de medidas para conter o governo Putin. A interrupão aconteceu devido a Lituânia, que é integrande da UE (União Europeia) ter fechado sua fronteira, e, por isso, não dá para escoar a produção. Com isso, o preço dos fertilizantes aqui no Brasil pode aumentar e com isso, o preço dos alimentos também. 
O Rublo, moeda russa, está em queda. 
Bancos russos estarão fora do sistema Swift. Com isso, não poderá fazer finaciamentos, empréstimos, pagamentos, etc, com o restante do mundo, pois serão desconectados. 
Diversas empresas deixaram a Rússia ou interromperam serviços após o início da guerra: BP, Shell, Equinor (Noruega), TotalEnergies (França), Maersk, ONE, MSC, Hapag Lloyd (Alemanha), Adidas (Alemanha - rompeu patrocínio com a Federação Russa de futebol), Daimler (Alemanha), Renault, Volvo (Suécia), Harley Davidson, GM, Jaguar Land Rover, Nokian Tyres (Finlândia), UPS (EUA), FedEx (EUA), DHL (Alemanha), AerCap, Disney, Sony, Warner. 
Apple para de vender seus produtos para a Rússia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário