Pesquisar este blog

domingo, 25 de setembro de 2022

Maranhão: o que falta para ser um Estado melhor?

Atendendo a pedidos, venho hoje fazer uma postagem sobre o  Estado do Maranhão, que fica na Região Nordeste do Brasil. Com 217 municípios e mais de 7,1 milhões de habitantes, o Estado é o segundo maior da Região Nordeste. Muito falta para o Estado ser melhor e a população faz um apelo para os candidatos da eleição deste ano, para que olhe com mais carinho pelo Estado, pois muita coisa está precisando ser feita. 

Tem como atividades econômicas principais a indústria, extrativismo, pecuária e prestação de serviços. Mas apresenta também cinco polos turísticos. Cerca de 63% vive na área urbana. 

Um dos municípios que merece atenção é o de Imperatriz, que fica na divisa com o Estado do Tocantins. Cidade que é a 2º mais populosa do Estado, possui a 2º maior arrecadação do Estado e falta saneamento básico, falta asfalto em muitas ruas, principalmente as da periferia, falta infraestrutura, falta investimento na cultura, quando chove alaga e quando faz sol é poeira.

Em Timon, precisa ser ter mais desenvolvimento no comércio. Em relação a saúde, precisam ir para a capital do Estado vizinho do Piauí para maiores recursos. 

Outros municípios do Estado também apresenta falta de redes de esgoto.

O Estado possui um dos Índices de Desenvolvimento Humano mais baixos do Brasil. Possui a menor expectativa de vida do Brasil. Apresenta o segundo maior índice de mortalidade infantil. Possui déficit habitacional e desnutrição infantil. 

Só citei algumas questões que precisam de atenção dos futuros governantes, mas quem mora no Estado sabe que as necessidades são bem maiores das que eu citei aqui. 

Um comentário:

  1. Essa é a nossa realidade infelizmente somos um estado rico só que quem governa faz isso com nosso estado

    ResponderExcluir