É difícil colocar uma data para origem do conflito entre Palestina e Israel e também é complicado entender. Na Bíblia já tem relatos desses conflitos.
Um resumo para tentar entender esses conflitos.
A Palestina é conhecida por muitos como Terra Santa ou Terra Prometida e se localiza entre o Mar Mediterrâneo e o Rio Jordão. É um local que não frequentam só cristãos, mas também muçulmanos e judeus.
No ano 70 d.C., os judeus foram expulsos pelos romanos e foram para o norte da África e para a Europa.
A Palestina já pertenceu ao Império Otomano e era ocupada por árabes e outras comunidades muçulmanas.
Depois da Primeira Guerra Mundial foi administrada por britânicos.
Em 1945, os judeus pressionaram para a criação de um Estado judeu. Seis milhões de judeus foram exterminados a mando do ditador Hitler. Em 1948 e 1949, a região foi dividida em três partes: Israel, Cisjordânia (palestinos) e Faixa de Gaza (palestinos). Daí houveram diversos conflitos, guerras.
Na Cisjordânia está Jerusalém oriental. Fica entre a Jerusalém e a Jordânia. Jerusalém é reivindicada como capital tanto por palestinos, como por israelitas.
A Faixa de Gaza já foi ocupada por Israel em 1967 e desocupada em 2005.
Hoje, Israel ocupa 78% da área da Palestina.
Em 2002, o governo de Israel iniciou a construção de um muro para separar da Cisjordânia.
Em 2014, houve conflito entre Israel e Cisjordânia. Morreram 2,2 mil palestinos e 71 israelenses.
A Faixa de Gaza é controlada por Hamas (grupo islâmico / facção islâmica) e a Cisjordânia é controlada por autoridades palestinas, reconhecida internacionalmente.
Estados Unidos apoia Israel. Nenhuma potência apoia a Palestina, mas Síria, Irã e o grupo da Líbia, Hezbollah o apoiam.
No dia 07 de outubro de 2023, teve início o sexto conflito em 15 anos.
Hoje, segundo dia, 920 pessoas morreram, até o momento (600 israelenses e 320 palestinos, dos palestinos sendo 313 na Faixa de Gaza e 7 na Cisjordânia). Milhares de pessoas feridas.
O conflito começou com um ataque surpresa do grupo Hamas contra Israel. O grupo islâmico diz que foram lançados 5 mil foguetes a partir da Faixa de Gaza, mas autoridades israelenses disseram que foram 2 mil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário