Pesquisar este blog

sábado, 15 de janeiro de 2011

NOTÍCIAS DO MUNDO DE 11 A 15 DE JANEIRO DE 2011

FÚRIA DA NATUREZA NO MUNDO

TEMPORAL EM TODO O BRASIL

Início de ano de mais tragédias. Depois da tragédia que ocorreram em Angra dos Reis e na Baixada Fluminense, ambos no Estado do Rio de Janeiro, em 2010, mais tragédias ocorreram no início deste ano, mas só que desta vez em vários locais do Brasil. Confira a matéria.

REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO RJ:

12/01/2011
Deslizamentos de terra ocorreram devido a fortes chuvas na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, na madrugada. Em Teresópolis foi a mais atingida. Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo estão em estado de calamidade pública. Na região serrana choveu quase 300 milímetros em apenas 24 horas. Já são 555 mortos na região serrana.
A RJ-116 que dá acesso a Nova Friburgo está interditada devido a deslizamentos de terra.
Esse fenômeno foi o mesmo que aconteceu no município de Angra dos Reis no dia 01º de janeiro de 2010 e no Rio de Janeiro (Baixada Fluminense) também em 2010.
Doações podem ser feitas num Ginásio Pedrão e também na Defesa Civil. Mais informações pelo telefone 199 da Defesa Civil (isso em Teresópolis). As doações podem ser feitas no Batalhão da Polícia Militar, na Cruz Vermelha, nos postos de pedágio da BR-040, em várias redes de supermercados e na sede do Flamengo, na Gávea. Em Angra você pode doar na sede da Defesa Civil, no Batalhão da Polícia Militar e na Polícia Rodoviária Federal.
VOCÊ PODE DOAR: água mineral, leite em pó, alimentos não perecíveis, colchonetes, produtos de higiene e limpeza.
Vários bairros ficaram sem luz. Cerca de 75 mil casas sofreram com a falta de luz.
A Cruz Vermelha e o BOPE (Batalhão de Operações Especiais) ajudam no socorro.

13/01/2011
No município de São José do Vale do Rio Preto uma mulher de 52 anos foi resgatada num teto de uma casa por onde a enxurrada estava passando.
O município de Areal também apresentou problemas.
Dilma Rousseff, presidenta do Brasil, e o governador do RJ, Sérgio Cabral, sobrevoaram o local da tragédia no dia seguinte. Logo depois numa entrevista coletiva, Dilma diz: “Retirar as pessoas de áreas irregulares é a regra, e não a exceção”.
FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) vão ser liberados em parte para as vítimas da tragédia. Cada trabalhador poderá sacar até 4650 reais.
Em Teresópolis alguns dos bairros atingidos foram Caleme, Campo Grande e Santa Rita.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) enviou um alerta para os municípios da região serrana do Rio no dia 11 de janeiro informando a possibilidade de chuvas de moderada a forte. Mas as prefeituras informaram que não houve tempo hábil para medidas de prevenção.



14/01/2011
A tragédia na região serrana do Rio está entre os 10 mais graves deslizamentos de terra do mundo dos últimos 111 anos, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas).
Líderes militares mandam cartas de solidariedade para a Presidenta Dilma Rousseff. Entre eles estão Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Rússia, México e Irã.
O município de Além Paraíba / MG, disponibilizou atendimento médico para as vítimas da chuva na serra do RJ. Esse município apesar de estar em estado de alerta pela possibilidade de cheia do Rio Paraíba do Sul presta solidariedade. Esse município fica na divisa dos Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
Em Teresópolis há 2500 desalojados. O prefeito de Teresópolis afirma que para a reconstrução da cidade precisa de mais de 500 milhões de reais.
Essa tragédia teve destaque na imprensa internacional.

SÃO PAULO
Em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, ruas ficaram embaixo d`água, desde 10 de janeiro de 2011. Muitos moradores ficaram ilhados. Prédio da Prefeitura, a Câmara Municipal, o Fórum, muitas casas e o comércio ficaram embaixo d`água. A cidade ficou parada e em estado de emergência.

MINAS GERAIS
Vários moradores ilhados em Careaçú e São Sebastião da Bela Vista. Casas e lojas inundadas na zona da mata mineira. Moradores ilhados em Mathias Barbosa. A chuva também causou estragos em Santana do Deserto. Chega a 70 o número de cidades em alerta.

• O Governo Federal vai liberar 780 milhões de reais para os Estados afetados pela tragédia.


ALAGAMENTOS NA AUSTRÁLIA
O nordeste da Austrália também sofreu com alagamentos. A terceira maior cidade da Austrália, Brisbane, ficou em alerta máximo. O alagamento deixa 26 mortos. Quinze mil casas e estabelecimentos comerciais ficaram embaixo d`água. No Estado de Queesland são 14 mortos.
As enchentes atingiram 2 milhões de pessoas.


NEVASCA NOS ESTADOS UNIDOS
Dos 50 Estados dos EUA, 49 ficaram cobertos de branco, somente a Flórida escapou. 11 pessoas morreram por causa de acidentes provocados pela baixa visibilidade.

VULCÃO NA ITÁLIA

Vulcão Etna entrou em erupção no dia 12 de janeiro na Sicília, no sul da Itália. Esse vulcão é o mais ativo do mundo.

HAITI

População do Haiti lembra um ano após o terremoto de 7,0 ° na Escala Richter ter atingido a localidade matando 225 mil pessoas. Ás 16:53h, hora local, os haitianos ficaram um minuto de silêncio em homenagem as vítimas desse terremoto. Essa foi a hora que no dia 11 de janeiro de 2010 o terremoto atingiu o local. O país ainda está arrasado e ainda há muitos desabrigados e dependendo de ajuda de voluntários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário