Nos últimos dias se tem falado na reforma na educação no Ensino Médio de todo o Brasil. A proposta dessa reforma está causando muita polêmica. Essa medida provisória foi divulgada pelo Ministério da Educação. Vou colocar aqui alguns tópicos da proposta da reforma:
- Não será obrigatório as disciplinas Educação Física, Artes, Filosofia e Filosofia, na parte final do Ensino.
- Matéria de base curricular serão obrigatórias nos três anos do ensino. Foram citadas, por enquanto, que será obrigatoriedade as disciplinas Português, Matemática e Inglês. As outras ainda estão em discussão.
- Será em horário integral, alterando as 800 horas necessárias de aulas num ano letivo, para 1400 horas.
- Hoje, todo o Ensino Médio, que tem duração de três anos, tem carga horária de 2400 horas. Com a reforma, para a base comum, serão necessárias 1200 horas, ou seja, metade do curso, na qual seria obrigatórias as 13 disciplinas que são ensinadas hoje. Depois, para a outra metade do curso, o estudante escolheria estudar uma das cinco áreas propostas: Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas ou Ensino Profissionalizante.
O Ministério Público criticou o governo.
Até o momento, tudo permanece como está. Se essa reforma for aprovado será colocada em prática em sua totalidade somente em 2019.