Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

REFLITA...

O ladrão rouba o seu dinheiro, o relógio, a corrente, o carro e o celular.
O político rouba a saúde, a educação, a aposentadoria, o trabalho e a sua felicidade.
O ladrão escolhe você.
Já o político, é você quem escolhe.

(Autor desconhecido).

PENSE BEM NO PRÓXIMO DOMINGO.
VOTE CONSCIENTE!!!

Paraty: município do Estado do Rio com maior número de mortes por armas de fogo.

O município de Paraty, localizado na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro, é o município com maior número de mortes por armas de fogo do Estado do Rio. Na proporção de 100.000 habitantes, Paraty teve 60,9 casos. Os dados são de 2014. A pesquisa foi feita pela Unesco, pelos ministérios da Justiça e da Saúde e pela faculdade latino-americana de Ciências Sociais.
De janeiro a agosto deste ano, Paraty registrou 19 homicídios. No ano passado, foram 14, ou seja, houve aumento de casos.

domingo, 25 de setembro de 2016

Ministro da Educação detalha mudanças no ensino médio

Reforma na educação do Ensino Médio.

Nos últimos dias se tem falado na reforma na educação no Ensino Médio de todo o Brasil. A proposta dessa reforma está causando muita polêmica. Essa medida provisória foi divulgada pelo Ministério da Educação. Vou colocar aqui alguns tópicos da proposta da reforma:
 - Não será obrigatório as disciplinas Educação Física, Artes, Filosofia e Filosofia, na parte final do Ensino.
 - Matéria de base curricular serão obrigatórias nos três anos do ensino. Foram citadas, por enquanto, que será obrigatoriedade as disciplinas Português, Matemática e Inglês. As outras ainda estão em discussão.
 - Será em horário integral, alterando as 800 horas necessárias de aulas num ano letivo, para 1400 horas. 
 - Hoje, todo o Ensino Médio, que tem duração de três anos, tem carga horária de 2400 horas. Com a reforma, para a base comum, serão necessárias 1200 horas, ou seja, metade do curso, na qual seria obrigatórias as 13 disciplinas que são ensinadas hoje. Depois, para a outra metade do curso, o estudante escolheria estudar uma das cinco áreas propostas: Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas ou Ensino Profissionalizante.

O Ministério Público criticou o governo. 

Até o momento, tudo permanece como está. Se essa reforma for aprovado será colocada em prática em sua totalidade somente em 2019. 

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Setembro amarelo

SETEMBRO AMARELO

MÊS DEDICADO A PREVENÇÃO DO SUICÍDIO.

SUICÍDIO: Tirar a própria vida / Matar a si mesmo.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Eduardo Cunha é cassado.

Eduardo Cunha (PMDB) foi cassado no fim da noite de segunda-feira, dia 12 de setembro de 2016. Cunha teve direito a defesa no dia da votação.
450 deputados votaram a favor, 10 votaram contra e houve 9 abstenções. Os deputados ficaram admirados pela folga do número de votos.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Alerta de Ventania no Sul e Sudeste do Brasil.

Devido ao ciclone extratropical no sul do Brasil, o litoral das regiões sul e sudeste do Brasil está em alerta para uma possível ventania até ao meio-dia de amanhã.

domingo, 11 de setembro de 2016

11 de setembro de 2001 - Memória.

Terça-feira, manhã de 11 de setembro de 2001.
Há exatos 15 anos, estava estudando na antiga 7º série do Ensino Fundamental na Escola Municipal Alexina Lowndes, no bairro Bonfim, em Angra dos Reis / RJ - Brasil. Estava tendo aula de Matemática quando a professora de inglês entra na sala e nos informa que estava tendo ataques dos terroristas nos Estados Unidos. 
Chego em casa e todos os canais de TV Aberta estavam transmitindo ao vivo os ataques. Eu tinha mania de anotar tudo que se passava na TV e fiquei de plantão durante todo o dia (e os dias seguintes após a escola) para anotar as informações. 

Por volta das 09 da manhã, um avião atinge um dos prédios do World Trace Center (Nova York). Em seguida, outro avião atinge o outro prédio, ao lado. Essas torres/prédios eram conhecidas como torres gêmeas.  A cena que ficou na cabeça de milhões de pessoas no mundo foi a de ver pessoas se jogando das torres, desesperadas.
Momentos depois a primeira torre cai. Algumas horas depois a segunda torre cai. 
Houve atentado também no Pentágono, na Virgínia. 
Um quarto avião atingiria, possivelmente, a Casa Branca, mas não concluiu a "missão", caindo na Pensilvânia. 
Cerca de três mil pessoas morreram. 
Os atentados foram feitos pelo grupo terrorista Al-Qaeda sob liderança de Osama Bin Laden.

sábado, 10 de setembro de 2016

Educação: Brasil não atinge metas.

O Brasil não atingiu as metas para os estudantes do Ensino Médio e para o Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano), segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Isso já era esperado ao meu ver devido a forma precária como está o ensino no Brasil. Esse índice analisa os conhecimentos em Matemática e Português e taxa de evasão e reprovação. 
Em Matemática do Ensino Médio ficou muito longe da meta, que era para ser de 360. O nível dos brasileiros está em 267. Com este número a conclusão que temos que existem estudantes que não sabem fazer contas que envolvam probabilidade. 
Em 2015, a meta para o Ensino Médio era para ser 4,3, mas foi de 3,7.
Para o Ensino Fundamental 2, a meta é 4,7, mas o resultado foi 4,5.
Segundo dados do IDEB, o Brasil só atingiu a meta para o Ensino Fundamental 1 (que inclui alunos do 1º ao 5º ano). A meta é de 5,2 e a média foi 5,5.
Solução: Investir na educação no que se refere a valorização do professor e materiais didáticos adequados, dando assim, condições de trabalho aos docentes.

Notícias de Brasília.

 - Eduardo Cunha é notificado através do Diário Oficial. A votação da cassação irá acontecer na próxima segunda-feira, dia 12 de setembro de 2016, ás 19 horas no Plenário da Câmara dos Deputados. Cunha irá na sessão para se defender.

 - O Supremo Tribunal Federal negou o recurso de Eduardo Cunha para suspender a cassação.

 - Senadores aprovam redução de ministros. 

 - A ex-presidenta Dilma Rousseff deixa o Palácio da Alvorada rumo a sua residência em Porto Alegre. 

 - O ministro Teori, do STF, relator da Lava-Jato, rejeitou um pedido da defesa do ex-presidente Lula que questionava a atuação do juiz Sérgio Moro.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

México: Furacão Newton.

Um furacão chamado de Newton atingiu a costa oeste do México, país da América do Norte, com ventos de 150 km/h, hoje. Voos foram cancelados. Não há informações de feridos, mortos ou desaparecidos.

Paraty / RJ: 1 ano do acidente de ônibus em Trindade.

Há um ano, um acidente com ônibus da empresa Colitur se envolveu em um acidente na estrada que dá acesso a Trindade, no município de Paraty, na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, 15 pessoas morreram e 62 ficaram feridas. O inquérito ainda não foi concluído. O laudo feito pela perícia constatou falha mecânica.

Parque Nacional do Itatiaia está contaminado.

O Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro parque nacional do Brasil, está contaminado, entre outros agrotóxicos, com endosulfan, substância proibida no Brasil. A pesquisa foi feita por cientistas da UFRJ. Agora vão investigar o impacto da área contaminada.

Cúpula do G-20.

A primeira viagem internacional depois da posse definitiva de Michel Temer, foi a viagem para a China para a Cúpula do G-20. O G-20 é o grupo dos vinte países com maior economia do mundo. Temer foi com o objetivo de fortalecer as relações comerciais.
Foram dois dias de reuniões da cúpula, de domingo, dia 05 de setembro até ontem.
Algumas considerações:
 - Ratificação do acordo do clima de Paris pelos Estados Unidos e pela China;
 - Não houve acordo entre Estados Unidos e Rússia para acabar com a guerra civil na Síria que já dura cinco anos;
 - Foi falado da saída do Reino Unido da União Europeia;
 - Foi sugerido que o bloco Brics tome medidas para o crescimento econômico;
 - Colocação de que os países do G-20 devem se reunir para manter a segurança internacional;

sábado, 3 de setembro de 2016

Repercursão internacional do afastamento definitivo de Dilma.

Os governos de países da América Latina se posicionam, uns contra e outros a favor, do afastamento definitivo de Dilma Rousseff. 

O presidente do Equador foi o primeiro dos governos latino-americano a se pronunciar. Em protesto por causa dessa votação no Senado brasileiro, removerá seu encarregado de negócios da embaixada do Equador em Brasília.

Venezuela decidiu congelar as relações diplomáticas com o Brasil. O governo venezuelano definiu o impeachment como um golpe parlamentar. O presidente disse que a ex-presidenta Dilma foi a mais honesta do Brasil. 

O governo boliviano prestou solidariedade a Dilma, momentos antes da votação do impeachment. Colocou a culpa da saída de Dilma no presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Cuba também condenou a saída de Dilma dizendo ter sido um golpe parlamentar. Cuba não manifestou ideia de retirada do embaixador de seu país no Brasil.

Argentina manifestou seu respeito ao processo de votação e diz que vai continuar fortalecendo o Mercosul.

Protestos contra Temer.

Protestos aconteceram por cinco dias seguidos e alguns ainda vão acontecer contra o governo Temer no Brasil e no exterior: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Paris (França). Ruas foram bloqueadas com barricadas, agências bancárias e lojas tiveram vidros quebrados. Houve detenções.
Estão marcados protestos para amanhã no Rio de Janeiro.
Na China, Michel Temer disse que os protestos não são democráticos pois estão sendo feitos por grupos "pequenos e depredadores".

Polêmica da separação da votação do impeachment de Dilma.

No dia 31 de agosto de 2016, houve a votação final do impeachment de Dilma Rousseff. Houve sugestão de haver voto em separado: uma votação para a condenação de crime de responsabilidade e uma outra votação sobre a inabilitação de cargos públicos, na qual foi aceito pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Levandowski, que conduzia a sessão no Senado.
Na primeira votação, Dilma foi afastada em definitivo por 61 votos a favor e 20 contra.
Na segunda votação, Dilma teve seu direito de ocupação a cargos públicos garantido, apesar de sua perda do total de votos, pois deveria ter dois terços de votos a favor da inabilitação (54 votos). Ela teve 36 votos contra e 42 votos a favor e 3 abstenções.
Essa segunda votação causou polêmica e gerou, até o momento, dez recursos para o Supremo Tribunal Federal, pois segundo a atual Constituição, quando o presidente da República é afastado de seu cargo por crime de responsabilidade, automaticamente, está inabilitado por oito anos. A proposta dessa segunda votação foi baseada numa lei de 1950, na qual diz que  as votações são feitas em separado.

Brasil: 3 Presidentes da República em um único dia.

Na tarde de 31 de agosto de 2016, houve a votação do impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff. Ela foi afastada em definitivo e quem assumiu o cargo foi o Michel Temer (PMDB), que até então estava como presidente em exercício. No mesmo dia, por volta das 16 horas, Michel Temer tomou posse e em seguida, gravou seu pronunciamento e fez reunião com ministros. Ainda no mesmo dia, embarcou para a China para reunião do G-20 e quem está assumindo a Presidência da República, provisoriamente, é o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. 31 de agosto de 2016 foi o dia em que o Brasil teve três presidentes da República em um único dia.