Pesquisar este blog

domingo, 22 de abril de 2018

22 de abril - Descobrimento do Brasil é o ...

Muito cuidado quando lerem em livros ou em outro local que o dia 22 de abril é o dia do descobrimento do Brasil. Coisa nenhuma !!! Quando os portugueses chegaram aqui, os indígenas de vários grupos já viviam aqui.
Logo, se os indígenas já viviam aqui, não foram os portugueses que descobriram o Brasil. Os indígenas foram os primeiros habitantes do nosso país.
Os portugueses, na verdade, de uma certa forma, invadiram o Brasil, tornando-os escravos, num primeiro momento. Houve matanças, trouxeram as doenças europeias que contribuíram com essa matança, invadiram (e até hoje invadem) territórios, atentando acabar com a cultura desse povo. Hoje restam poucos indígenas que lutam, resistem, para manter sua cultura.
 

Temer se compara a Tiradentes em seu pronunciamento.

Em seu pronunciamento, na noite da última sexta-feira, o presidente da República, Michel Temer, se comparou ao mártir Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Começou seu discurso falando de liberdade, pois Tiradentes lutou pela independência do Brasil e morreu por isso. 
 
"Que nesse 21 de abril, lembremos que Tiradentes foi acusado e condenado por lutar e defender um Brasil livre, forte e independente. Ao final, a história lhe deu a vitória maior. Seu exemplo de luta é exemplo para todos nós que trabalhamos para trazer mais conquistas ao Brasil".

Penso eu: Será que temos mesmo liberdade? Será mesmo que temos direito de ir e vir?
Muitas pessoas, de baixa renda, por exemplo, não podem ir a qualquer lugar, por falta de grana. Ricos impedem acesso as praias. Tiroteios comendo solta fazendo com que as pessoas de bem fiquem em suas casas sem poder sair. Será?


Disse também que teve ações positivas em várias áreas como saúde e educação. 

Bom, essa reforma do ensino médio aí, para pôr em prática, tem que haver muito investimento, força de vontade e um choque de gestão, pois, da maneira em que está não dá para se implantar o novo ensino médio. Não se tem escolas para todos os alunos, como é hoje, imaginem colocar todo o ensino médio nacional em tempo integral e ainda com cursos profissionalizantes. Outra coisa: de acordo com a reforma, todo o ensino médio vai ter uma base comum curricular onde todas as escolas públicas e privadas, deverão seguir. Isso jamais vai acontecer !!! As escolas privadas vão colocar muito mais conteúdos na grade. Logo, não vão ser todos que vão ter o mesmo ensino. Outro item: sobre os cursos profissionalizantes para os estudantes que cursarão a segunda metade do ensino médio. De acordo com a reforma, os estudantes poderão escolher entre 5 áreas de conhecimento. Isso na prática, não vai acontecer, pois cada escola, principalmente a pública, mal vai ter uma área de conhecimento e o educando não vai ter direito de escolha. 

Em relação a saúde, nem se fala, está um caos. Todos os dias vemos a precariedade na saúde nos noticiários. 

Concluo: as eleições estão chegando, vamos votar conscientes e com responsabilidade, saiba da vida de seu candidato. Se informe se é ficha limpa. As consequências de seu voto para governador, senador, deputados federais e estaduais e presidente da República será por quatro anos. Então, pense bastante. Temos bastante tempo para isso. As eleições serão no primeiro domingo de outubro deste ano.

TMN COIN 48


quarta-feira, 18 de abril de 2018

Educação: 18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil.

18 de abril comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil. Esse dia foi escolhido devido ter sido o nascimento (no ano de 1882) do cara que escreveu diversos livros para crianças: José Bento Monteiro Lobato.
Monteiro Lobato criou personagens como Emília (boneca de pano), Narizinho (menina de nariz arrebitado), o menino Pedrinho, Tia Nastácia, Dona Benta, Marquês de Rabicó (porco), Visconde de Sabugosa (sabugo de milho), Quindim (rinoceronte). Esses personagens fazem parte da história do Sítio do Picapau Amarelo. 
Mas, diversos outros autores e autoras escrevem livros para crianças.
Fica aí para os pais, responsáveis e educadores, um dia de incentivo de leitura para nossas crianças. Quanto mais cedo esse incentivo, melhor. Teremos futuros leitores em nosso país. 
Vale lembrar que os pais, os professores devem ler também para incentivar seus filhos e estudantes, para elas irem pegando o gosto para a leitura. Apresente livros. Leve-os a uma biblioteca ou a uma loja física de livros. Sempre mantenha a criança em contato com os livros.

sábado, 14 de abril de 2018

Localização dos países envolvidos no ataque a Síria.

Hoje só se ouviu falar na mídia mundial sobre o ataque a Síria. Então é bom saber a localização e algumas informações dessas áreas para poder se situar melhor. 

ESTADOS UNIDOS: Localizado na América do Norte, os Estados Unidos é um dos maiores países do mundo e é um dos mais ricos. Localiza-se ao norte do México e ao sul do Canadá. Banhada pelo Oceano Pacífico a oeste e pelo Oceano Atlântico a leste. Principais Estados: Nova York, Califórnia, Texas, Flórida. Pontos turísticos: Estátua da Liberdade, Walt Disney, Casa Branca. Participou da Guerra Fria em oposição a extinta União Soviética, na qual Rússia pertencia. Presidente: Donald Trump.

FRANÇA: País europeu. Pontos turísticos: Torre Eiffel (Paris). É um dos 5 países do mundo pertencentes do Conselho de Segurança da ONU. Presidente: Emmanuel Macron.

REINO UNIDO: É composto pelos seguintes países: Irlanda do Norte, Inglaterra, Escócia e País de Gales. Localiza-se no continente europeu. Faz parte do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Lá o sistema de governo é monarquia constitucional parlamentar, portanto, não tem presidente, e sim, monarca e primeiro-ministra. Monarca: Isabel II. Primeira-ministra: Theresa May.

RÚSSIA: Maior país do mundo abrangendo dois continentes: Ásia (maior parte) e Europa. Participou da Guerra Fria em oposição aos Estados Unidos, na época em pertencia a extinta União Soviética. Presidente: Vladimir Putin.

SÍRIA: Se localiza na Ásia (Oriente Médio). Vive uma guerra civil há sete anos. É um dos países menos pacíficos do mundo. Presidente: Bashar Al-Assad.

Ataque a Síria.

Os Estados Unidos, a França e o Reino Unido atacaram com 105 mísseis em três alvos que eram locais de fabricação de armas químicas. Três pessoas ficaram feridas.
Rússia diz que 71 dos mísseis foram interceptados e pediu uma reunião de emergência do Conselho de segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).
Nessa reunião, Rússia e Estados Unidos trocaram acusações. A ONU rejeitou o pedido da Rússia de condenação a ataque na Síria. 
O Departamento de Estado americano disse que o ataque de ontem a Síria foi um sucesso. Informou que nenhum dos aviões americanos, da França ou do Reino Unido foram interceptados pelas forças de Bashar Al-Assad.

Brasil: Carmen Lúcia é Presidente interina da República.

O Presidente da República, Michel Temer, foi para a Cúpula das Américas, no Peru. Como no Brasil não tem vice-presidente, pois Temer era o vice da ex-presidenta Dilma Rousseff, que sofreu o processo de impeachment e o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e seu vice estão viajando devido a compromissos, quem assume a Presidência da República, interinamente, por alguns dias, é a Presidente do Supremo Tribunal Federal, a Ministra Carmen Lúcia.

Lula na PF.

Chegando em Curitiba / PR, de helicóptero, Lula foi direto para uma sala reservada para sua prisão. Essa sala contém uma televisão, um banheiro e uma mesa com cadeira. Está fazendo três refeições diárias: café da manhã (ás 8h), almoço (ás 11h30min) e jantar (ás 18 horas).
A rotina da Polícia Federal teve que ser mudada. 
Alguns políticos estão mudando a nomenclatura do nome no partido colocando o nome de Lula. Outros estão colocando o sobrenome de Moro, em referência ao juiz Sérgio Moro, o juiz que condenou Lula.

EUA ordena ataque a Síria.

Os Estados Unidos ordenou um ataque contra a Síria devido a um suposto ataque químico a seu país, no dia 07 de abril deste ano. 
França e Reino Unido estão apoiando os Estados Unidos. Não se sabe se a Rússia e o Irã apoiarão a Síria.

sábado, 7 de abril de 2018

Lula se entrega a PF.

O blog TMN Notícias continua acompanhando sobre o caso da prisão do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Facchin, negou a liminar pedindo a não prisão de Lula. 
Em frente a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista, que se localiza em São Bernardo do Campo / SP, num caminhão de som, houve um ato religioso em homenagem a esposa falecida de Lula, Mariza, que, na verdade, virou um ato político. Lula discursou por 55 minutos.
No início de seu discurso, Lula cumprimentou a militância, líderes de partidos políticos, apoiadores dele. Seguindo, criticou a Rede Globo, a Rede Record, a Rede Bandeirantes, diversas revistas e rádios e o juiz Sérgio Moro. Informou os militantes que se entregaria para a Polícia Federal. Esse discurso foi o último, antes da prisão.

Confira trechos de sua fala:

"Eu não estou acima da Justiça. Se eu não acreditasse na Justiça, eu não tinha feito partido político. Eu tinha proposto uma revolução nesse país. Mas eu acredito na Justiça, numa Justiça justa, numa Justiça que vota um processo baseado nos autos do processo, baseado nas informações das acusações, das defesas, na prova concreta que tem a arma do crime."

" O que eu não posso admitir é um procurador que fez um Powerpoint e foi pra televisão dizer que o PT é uma organização criminosa que nasceu para roubar o Brasil e que o Lula, por ser a figura mais importante desse partido, o Lula é o chefe e, portanto, se o Lula é o chefe, diz o procurador, “eu não preciso de provas, eu tenho convicção". 

" Eu tenho mais de 70 horas de Jornal Nacional me triturando. Eu tenho mais de 70 capas de revista me atacando. Eu tenho milhares de páginas de jornais e matérias me atacando. Eu tenho mais a Record me atacando. Eu tenho mais a Bandeirantes me atacando, eu tenho a rádio do interior me atacando. E o que eles não se dão conta é que, quanto mais eles me atacam, mais cresce a minha relação com o povo brasileiro".

" Eu não tenho medo deles. Eu até já falei que gostaria de fazer um debate com o Moro sobre a denúncia que ele fez contra mim. Eu gostaria que ele me mostrasse alguma coisa de prova. Eu já desafiei os juízes do TRF4 que eles fossem prum debate na universidade que eles quiserem, no curso que eles quiserem, provar qual é o crime que eu cometi nesse país."

" Eu sonhei que era possível pegar os estudantes da periferia e colocá-los nas melhores universidades desse país para que a gente não tenha juiz e procuradores só da elite. Daqui a pouco vamos ter juízes e procuradores nascidos na favela de Heliópolis, nascidos em Itaquera, nascidos na periferia. Nós vamos ter muita gente dos Sem Terra, do MTST, da CUT formados. Eu cometi esse crime e eles não querem que eu cometa mais. É por conta desse crime que já tem uns dez processos contra mim. E se for por esses crimes, de colocar pobre na universidade, negro na universidade, pobre comer carne, pobre comprar carro, pobre viajar de avião, pobre fazer sua pequena agricultura, ser microempreendedor, ter sua casa própria. Se esse é o crime que eu cometi eu quero dizer que vou continuar sendo criminoso nesse país porque vou fazer muito mais. Vou fazer muito mais."

 "Eu acho que tanto o TRF4, quanto o Moro, a Lava Jato e a Globo, eles têm um sonho de consumo. O sonho de consumo é que, primeiro, o golpe não terminou com a Dilma. O golpe só vai concluir quando eles conseguirem convencer que o Lula não possa ser candidato à presidência da república em 2018. Não é que eu não vou ser, eles não querem que eu participe porque existe a possibilidade de cada um se eleger. Eles não querem o Lula de volta porque pobre na cabeça deles não pode ter direito. Não pode comer carne de primeira. Pobre não pode andar de avião. Pobre não pode fazer universidade. Pobre nasceu, segundo a lógica deles, para comer e ter coisas de segunda categoria."

" O outro sonho de consumo deles é a fotografia do Lula preso. Ah, eu fico imaginando o tesão da Veja colocando a capa comigo preso. Eu fico imaginando o tesão da Globo colocando a minha fotografia preso. Eles vão ter orgasmos múltiplos.  Eles decretaram a minha prisão. E deixa eu contar uma coisa pra vocês: eu vou atender o mandado deles. E vou atender porque eu quero fazer a transferência de responsabilidade. Eles acham que tudo que acontece neste país acontece por minha causa."

Depois de seu discurso, voltou para a sede do sindicato, onde almoçou e fez as últimas negociações.
Lula iria se entregar por volta das 17 horas, mas, os militantes não deixaram ele sair no carro. Mais uma estratégia para tardar ainda mais sua prisão. Lula saiu do carro e voltou para o prédio do sindicato. 
Ás 18h45, Lula consegue sair da sede do sindicato a pé, atravessou a rua e entrou no carro da Polícia Federal, se entregando definitivamente. 
Oito carros (comboio) fez o trajeto de cerca de uma hora da sede do sindicato dos metalúrgicos, em São Bernardo do Campo / SP, até a sede da Polícia Federal na capital paulista, no bairro da Lapa, para fazer o exame de corpo de delito.
Em seguida, saiu de helicóptero para o Aeroporto de Congonhas, onde, neste momento, está indo para o aeroporto de  São José dos Pinhais, no Estado do Paraná.

Se tudo seguir como planejado, depois que chegar no aeroporto de São José dos Pinhais, Lula embarcará num helicóptero para Curitiba, onde fica a sede da PF.

sexta-feira, 6 de abril de 2018

RJ: Febre amarela no Sul do Estado.

Em ordem alfabética:

ANGRA DOS REIS: 48 casos com 14 mortes (todos na Ilha Grande).
BARRA DO PIRAÍ: 5 casos com 1 morte.
ITATIAIA: 1 caso.
MIGUEL PEREIRA: 3 casos com 2 mortes.
PARAÍBA DO SUL: 1 caso com 1 morte.
PARATY: 1 caso com 1 morte.
PATY DO ALFERES: 4 casos com 2 mortes.
PAULO DE FRONTIN: 4 casos com 3 mortes.
PINHEIRAL: 1 caso.
PIRAÍ: 3 casos com 1 morte.
RIO CLARO: 3 casos com 1 morte.
RIO DAS FLORES: 5 casos com 2 mortes.
SAPUCAIA: 2 casos com 2 mortes.
VALENÇA: 23 casos com 6 mortes.
VASSOURAS: 4 casos com 3 mortes.

FONTE: Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.

Situação de Lula (Parte 04).

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmen Lúcia, acaba de decidir que o pedido de liminar que tenta evitar a prisão do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai ficar com o relator Edson Facchin. 
Facchin havia devolvido esse processo para a presidente do STF sob a alegação de que a defesa do PT pediu para esse processo ser analisado pelo ministro Marco Aurélio. 
A Polícia Federal não vai prender Lula hoje.
O prédio na qual mora a ministra do STF Carmen Lúcia foi pichado.

O blog TMN Notícias continua acompanhando esse caso e pode trazer novas informações a qualquer momento.

Situação do Lula (Parte 03).

O ex-presidente Lula continua na sede do sindicato dos metalúrgicos no ABC Paulista, onde vai passar a noite.
A militância do PT enviou um pedido para o Supremo Tribunal Federal para evitar a prisão de Lula. São estratégias, manobras que o PT está fazendo para tentar evitar a prisão. 
Chegando a solicitação no Supremo, a presidente Carmen Lúcia fez o sorteio e caiu para Edson Facchin ser o relator, mas ele devolveu o processo para a presidente do STF sob alegação de que a defesa do PT pediu para que o pedido fosse analisado por Marco Aurélio.
A decisão da presidente, a ministra Carmen Lúcia poderá ser dada ainda hoje. 
Na frente e dentro do sindicato em São Bernardo do Campo / SP, os militantes continuam em apoio a Lula.  
Lula não chegou a falar com os militantes, podendo falar amanhã durante a missa em homenagem a esposa Marisa, que acontecerá amanhã, ás 9h, no sindicato do ABC.

Situação do Lula (Parte 02).

O blog TMN Notícias está acompanhando a situação do ex-presidente Lula. 
Lula continua no sindicato dos metalúrgicos do ABC Paulista e pode não falar com os militantes que estão em frente desse sindicato. Lula aparece mais uma vez na janela acenando aos militantes e abraçando várias pessoas. 
Lula quer que a PF vá até ele e não que ele vá até a PF de Curitiba. As negociações continuam a ser feita. 
O carro de som em frente ao sindicato está lotado com muitas autoridades como deputados e senadores e outras lideranças políticas. 
Pela manhã esteve presente no sindicato a também ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Durante todo o dia houveram discursos no carro de som e sinalizadores com as cores vermelha, verde, amarela e azul foram acessos.

A situação de Lula.

Logo após o Supremo Tribunal Federal ter negado o habeas corpus ao ex-presidente Lula, o juiz Sérgio Moro decretou a prisão do mesmo, menos de 24 horas depois da decisão do Supremo. O PT (Partido dos Trabalhadores), partido de Luiz Inácio Lula da Silva, foi pego de surpresa. Estava marcado para hoje, ás 18h um pronunciamento de Lula sobre a decisão do Supremo, mas o juiz Sérgio Moro deu o prazo de Lula se entregar até ás 17 horas de hoje, de forma voluntária, o que Lula não fez.
Foi tentado um pedido de habeas corpus também no STJ, mas também foi negado.
Depois da decisão de Moro, Lula saiu de seu instituto e foi para o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista, que fica em São Bernardo do Campo / SP, onde está até o momento. Passou a madrugada e todo o dia de hoje e apareceu somente duas vezes na janela do sindicato e não se manifestou em nenhum momento.
O prazo para ele ir até a Polícia Federal de Curitiba terminou ás 17h de hoje. Como Lula não se entregou, agora vai ser cumprida o mandato. Ele não é considerado foragido, pois num primeiro momento, o juiz Sérgio Moro deu uma oportunidade dele se entregar voluntariamente. Ainda não se sabe a forma de  como vai ser cumprida esse mandato, pois está havendo negociações: militantes do partido leva a proposta para a Polícia Federal de São Paulo, que leva a proposta para a PF de Curitiba.
Grande número de manifestantes estão em frente ao sindicato dos metalúrgicos do ABC. O PT esperava grande número de manifestações pelo Brasil, mas não foi o que ocorreu. 

quinta-feira, 5 de abril de 2018

STF nega habeas corpus para Lula.

Ontem, por volta das 14 horas, começou o julgamento no Supremo Tribunal Federal no que diz respeito ao habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lula foi condenado em 2º instância a 12 anos e um mês de prisão sobre o caso do triplex em Guarujá. Seis ministros votaram contra o habeas corpus e cinco votaram a favor num julgamento que levou mais de dez horas de duração. 
Pouco antes das 18 horas de hoje, o TRF-4 autorizou ao juiz Sérgio Moro a decretar a prisão de Lula. 
Menos de 24 horas depois do resultado no Supremo, o juiz Sérgio Moro decretou a prisão de Lula e que ele se entregasse na Polícia Federal, em Curitiba / PR, até ás 17 horas de amanhã, sendo proibido colocarem algemas nele. Segundo Moro, Lula ficará numa sala reservada, na qual terá um banheiro e uma cama simples.

Morre na África do Sul, Winnie Mandela.

Morreu na África do Sul, aos 81 anos, no início da tarde de segunda-feira (02 de abril de 2018), a ex-esposa de Nelson Mandela (ex-presidente da África do Sul), Winnie Mandela. Ela foi ativista contra o apartheid e lutou pela igualdade racial.

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Bolívia: Terremoto de 6.8º deu pra sentir no Brasil.

Um terremoto de magnitude 6,8º na Escala Richter, considerada forte, aconteceu no sul da Bolívia, por volta das 11 horas da manhã de hoje (hora de Brasília) e deu para sentir em alguns municípios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, nos Estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul e no Distrito Federal (Brasília). Pessoas tiveram que sair de alguns prédios. Até o momento não há informações de feridos, nem perda material.

domingo, 1 de abril de 2018

RJ: COLITUR: Mudanças de horários a partir de 02/04/2018.

ATENÇÃO PASSAGEIROS USUÁRIOS DOS ÔNIBUS INTERMUNICIPAIS DA EMPRESA COLITUR!!!

A partir de 02 de abril de 2018, NOVOS HORÁRIOS em algumas linhas da empresa.

CONFIRA:

 Nenhum texto alternativo automático disponível.



Nenhum texto alternativo automático disponível.