Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de julho de 2018

O Centro Histórico de Paraty / RJ.

Igreja Santa Rita de Cássia - Museu de Arte Sacra - Largo Santa Rita. Foto: Thiago de Morais.

O Centro Histórico de Paraty se destaca pelo calçamento irregular das ruas, chamado pé-de-moleque, e pela representação das arquiteturas dos séculos XVIII e XIX, onde carros não são permitidos e um passeio a pé nos leva a uma viagem ao passado. 
A área do conjunto arquitetônico foi demarcada em 1719 e se revela na composição dos detalhes dos edifícios, na composição dos quarteirões, no trabalho das ruas, no calçamento pé-de-moleque com caimento do piso, formando calhas. Se manifesta também com a construção de igrejas nos quadrantes do conjunto. 
A leve inclinação das ruas em direção ao mar escoa as águas das chuvas e permite que o mar penetre na cidade nos períodos de maré alta com lua cheia. A água do mar chega até a Igreja Santa Rita de Cássia, por exemplo, passando pelo largo. 
Nesse largo, que fica em frente a Igreja Santa Rita e ao Museu de Arte Sacra, é onde será feita a próxima campanha contra a pedofilia do grupo Obra Prima Capoeira, através do evento 12º Sábado Diferente, no dia 11 de agosto de 2018, ás 10 horas da manhã. 
A Igreja de Santa Rita de Cássia foi construída em 1722 pelos pardos libertos. O Museu de Arte Sacra funciona dentro da Igreja de Santa Rita. Possui acervo de peças de barro, madeira e metal dos séculos XVII até início do século XX. A igreja ainda tem funções religiosas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário