Hoje, 15 de novembro de 2019, comemoramos a Proclamação da República no Brasil. Neste dia, há 130 anos, acontecia esse marco na História do Brasil.
No dia 15 de novembro de 1889, Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a república no Brasil, se tornando o primeiro presidente. Deodoro da Fonseca saiu de sua casa na Central do Brasil, no Rio de Janeiro (que era a capital do Brasil na época), junto com mil militares para proclamar a República.
Deodoro foi o destaque na Guerra do Paraguai. Ele era monarquista. Isso mesmo! A República foi proclamada por um monarquista!
Vários fatores levaram a Proclamação da República:
- A tropa que participou dessa guerra exigia mais reconhecimento do governo;
- A Igreja se opôs ao governo;
- Os grandes proprietários rurais se opuseram ao governo;
- Abolição da escravatura ("libertação dos escravos").
Antes da República, o sistema de governo era a monarquia, onde o governo passava de pai para filho. O Brasil era o único país independente na América que era monarquista (governado por um imperador). Com a república, isso muda. Começou haver eleição para a escolha do governante (presidente da República), mas com restrições. Nem todos podiam votar.
Nossa república sofreu duas intervenções: uma no Estado Novo (de 1937 a 1945) e no período da ditadura militar (de 1964 a 1985).
Durante a república, tivemos sete constituições, sendo a última, que está em vigor, a de 1988, com destaque para a separação do Estado e a Igreja, e da implantação do federalismo e do presidencialismo.
Temos muitos problemas na nossa república: desigualdades, desemprego, falta de ensino de qualidade, falta de saúde de qualidade, falta de incentivo em pesquisas e em avanço da tecnologia, falta de valorização de diversas culturas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário