Pesquisar este blog

domingo, 21 de março de 2021

11/11/2020 - TMN visitou o Rio de Janeiro (Parte 03).

Nas partes anteriores contei meu trajeto de Angra dos Reis até a capital fluminense, além de mostrar um pouco sobre a Orla Conde e a Praça Mauá. Quem não se lembra ou ainda não acessou, está abaixo os links: 

PARTE 01:

http://tmnnoticias.blogspot.com/2020/12/03112020-tmn-visitou-o-rio-de-janeiro.html

PARTE 02:

http://tmnnoticias.blogspot.com/2021/01/10112020-tmn-visita-o-rio-de-janeiro.html

Nesta postagem, mostro minha passagem pelo bairro da Saúde. 

Saindo da região da Praça Mauá, fui em direção ao bairro da Saúde, passando pela Rua Barão de Tefé, onde tem o prédio da L`Oreal. Nessa rua tem um prédio que tem uma arte muito bonita e parei para tirar foto e vídeo.






Seguindo pela Rua Barão do Tefé, passei por um ponto histórico chamado Cais do Valongo, que é um antigo cais que fica na zona portuária do Rio de Janeiro, na qual recebeu, pela Unesco, o título de Patrimônio Histórico da Humanidade, em 2017. Sabem por que recebeu esse título? Por ser o único vestígio material da chegada dos africanos nas Américas. O local, que foi construído em 1811, servia de comércio de escravos, que durou até 1831. Em 1843, o local foi aterrado para a construção de um novo ancoradouro para servir de passagem para a princesa Teresa Cristina, que mais pra frente se casa com o imperador D. Pedro II e aí mudou-se o nome para Cais da Imperatriz. Mas, em 1904, também foi aterrado e redescobertos no ano de 2011 nas obras de modernização da região portuária, um sobre o outro e aí o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a Prefeitura do Rio de Janeiro montaram um dossiê para a candidatura do local a Patrimônio da Humanidade e o local teve essa declaração em 2017.



Nesse dia em que passei havia uma aula de capoeira no local. Percebi que não gostam de ser incomodados, pois eu os cumprimentei com um bom dia, mas não obtive resposta.

Andei mais um pouco, passei pela Rua Camerino, cheguei na Praça dos Estivadores em frente a um hotel, entrei por uma rua a direita (Rua Senador Pompeu) e parei para lanchar na esquina com a Rua Visc. da Gávea. Depois, segui pela Rua Visc. da Gávea até chegar na Central do Brasil na Avenida Presidente Vargas. 

Na próxima e última parte, postarei minha passagem pela região do Saara, polo de compras do Centro do Rio de Janeiro. Não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário