Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Vulcão submarino de Tonga e as consequências.

Tonga é um país da Oceania, que faz parte da Polinésia, na qual é composto por muitas ilhas. Lá aconteceu, nos últimos dias, uma erupção vulcânica submarina, na qual teve como consequência tsunamis que atingiu diversos países. As ondas chegaram a 15 metros de altura.

Em Tonga são 3 mortes e muitas casas destruídas após tsunami, além de estarem cobertas por cinzas vulcânicas. Todas as casas em uma das ilhas do arquipélago foram destruídas. 

Nos Estados Unidos e no Chile, praias foram fechadas. As ondas chegaram na costa oeste dos Estados Unidos e do México, no Japão, na Samoa Americana (país da Oceania), Fiji (outro país da Oceania). Houve mortos no Peru. 

Começaram a vacinação contra Covid para crianças de 5 a 11 anos.

O primeiro lote de vacinas da Pfizer para vacinar as crianças de 5 a 11 anos chegaram no Brasil na madrugada do dia 13 de janeiro de 2022. Daí foi passado por uma vistoria, verificação de documentos e outros trâmites. E começaram a ser distribuídas para os Estados no dia seguinte, que, em seguida, enviaram as doses para os municípios. 
Na maioria das localidades estão sendo aplicadas as doses para as crianças com comorbidades, deficientes, indígenas e quilombolas, mas, nem todos os governos municipais estão seguindo esses critérios de prioridades. 
O intervalo da 1º para a 2º dose será de dois meses. Lembrando que a vacinação para as crianças não são as mesmas dadas nos adultos. Os frascos para crianças tem a tampa de cor laranja, as doses são em menor quantidade e agulha é menor e mais fina. 
Não é recomendável tomar outras vacinas junto com a do Covid. Deve-se esperar 15 dias entre uma vacina e outra.
Aconteceu um caso na qual 48 crianças, na cidade de Lucena, na Paraíba, foram vacinadas, uma semana antes da chegada dos imunizantes para crianças, com vacinas de adulto e que as doses poderiam estar passado da validade. O caso foi levado para o Ministério Público Federal.  

sábado, 8 de janeiro de 2022

Pedras caem em cima de lanchas em Capitólio / MG.

Pedras de cânions caíram sobre lanchas no Condomínio Escarpas do Lago, no município de Capitólio, no interior do Estado de Minas Gerais, no sudeste brasileiro, na manhã de hoje. Duas pessoas morreram (dois homens) e cerca de 15 ficaram feridas. O local é muito frequentado por turistas. O Corpo de Bombeiros esteve no local para socorrer as vítimas. As vítimas foram levadas para unidades de saúde de São José da Barra / MG (que fica a 45 km do cânion - 4 pessoas), de Passos (a 74 km de Capitólio - 3 pessoas), de Piumhi (a 23 km de Capitólio - 2 pessoas) e de Capitólio (foram 23 pessoas atendidas e liberadas). As embarcações foram orientadas para saírem do local da queda das pedras. Assista o momento do deslizamento de pedras. 







quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Infecção dupla: Covid e gripe.

Casos de dupla infecção estão acontecendo no Brasil. Pessoas que foram infectadas ao mesmo tempo pelo vírus do Covid-19 e o vírus da gripe (Influenza). Essa dupla infecção está sendo chamada de flurona.  Já foram registrado casos em Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, São Paulo e no Rio de Janeiro. 

Vacinação contra COVID para crianças de 5 a 11 anos.

O Ministério da Saúde incluiu, hoje, no calendário vacinal contra COVID crianças de 5 a 11 anos. Isso se deu três semanas depois da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ter orientado para isso. Houve tentativas de dificultar o acesso das crianças a vacina, por parte do governo federal, querendo que houvesse receitas médicas para vacinação e, ainda houve pesquisa de opinião. 
Essa vacinação acontecerá começando com as crianças de 11 anos e assim caindo a idade, dando prioridade para os deficientes, crianças com comorbidades e, também, os quilombolas e indígenas. A data de início da vacinação ainda não foi definida, mas o município do Rio de Janeiro, pretende começar a aplicar já no dia 16 de janeiro de 2022. 
Segundo o Ministério da Saúde, o primeiro lote de vacinas tem previsão de chegar ao Brasil no dia 13 de janeiro de 2022 e a distribuição para os Estados no dia seguinte. 
O intervalo entre a primeira e a segunda dose será de 8 semanas e não será a mesma vacina dada nos adultos. Somente a vacina da Pfizer está autorizada no Brasil, até o momento, para aplicação em crianças. 
Não é recomendável tomar outras vacinas junto com a vacina do Covid. Deve-se esperar 15 dias entre uma vacina e outra. 

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Chuva castiga Imperatriz e municípios vizinhos no Maranhão.

Nas últimas horas, uma forte chuva caiu sobre o município de Imperatriz e municípios vizinhos, no Estado do Maranhão.  Muitas casas foram inundadas pelas águas, muitas ruas ficaram alagadas, parecendo rios.
Em Imperatriz, mais de 500 famílias foram afetadas, segundo  site da Prefeitura do município. O nível do Rio Tocantins está acima de 10 metros de altura. Bombeiros fizeram resgate de algumas pessoas. São 44 famílias desalojadas e 86 desabrigadas. Pontos mais alagados: Parque Alvorada I e II, mas houve alagamentos também no Bacuri, no Parque Santa Lúcia, entre outros bairros. 
A rodovia que corta o município, a BR-010 ficou alagada em alguns pontos. 
Em Imperatriz há alguns locais para abrigo: Igreja Jerusalém Celeste, Escola Tiradentes, Igreja São Sebastião, Quadra Caema, Parque de Exposições, Igreja Assembléia De Deus - Caema, Escola Governador Ache.
Segundo a Defesa Civil de Imperatriz, choveu 120 mm em 13 horas. 
Nas próximas horas, há previsão de que chova 100 mm na região. 
Quem precisar, o número da Defesa Civil é o 199 e do Corpo de Bombeiros é o 193. 

Assista aos vídeos enviados por internautas através do Whats app TMN.