O primeiro lote de vacinas da Pfizer para vacinar as crianças de 5 a 11 anos chegaram no Brasil na madrugada do dia 13 de janeiro de 2022. Daí foi passado por uma vistoria, verificação de documentos e outros trâmites. E começaram a ser distribuídas para os Estados no dia seguinte, que, em seguida, enviaram as doses para os municípios.
Na maioria das localidades estão sendo aplicadas as doses para as crianças com comorbidades, deficientes, indígenas e quilombolas, mas, nem todos os governos municipais estão seguindo esses critérios de prioridades.
O intervalo da 1º para a 2º dose será de dois meses. Lembrando que a vacinação para as crianças não são as mesmas dadas nos adultos. Os frascos para crianças tem a tampa de cor laranja, as doses são em menor quantidade e agulha é menor e mais fina.
Não é recomendável tomar outras vacinas junto com a do Covid. Deve-se esperar 15 dias entre uma vacina e outra.
Aconteceu um caso na qual 48 crianças, na cidade de Lucena, na Paraíba, foram vacinadas, uma semana antes da chegada dos imunizantes para crianças, com vacinas de adulto e que as doses poderiam estar passado da validade. O caso foi levado para o Ministério Público Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário