Estou publicando a primeira parte da minha pesquisa sobre o Funk. Como já postei anteriormente o meu objetivo é acabar com o preconceito sobre este ritmo musical. Espero que vocês gostem.
O Funk não surgiu no Rio de Janeiro como algumas pessoas pensam (até eu pensava antes de fazer esta pesquisa). O Funk surgiu nos Estados Unidos por volta dos anos 1960. É um estilo berm característico da música negra norte-americana que foi desenvolvida por artistas como James Broun, por exemplo, a partir da mistura de outros ritmos como soul music, soul jazz, rock psicodélico e R & B. Os músicos negros norte-americanos chamavam de funk a música com um ritmo mais suave, como um ritmo mais lento, sexy, solto,... e principalmente dançante. Na década de 1970, George Clinton desenvolveu um funk mais pesado, influenciado pelo jazz e rock psicodélico, mas outros gêneros surgiram nessa época.
Nos anos 1980 o funk tradicional perdeu um pouco da popularidade nos EUA, a medida que as bandas se tornavam mais comerciais a música eletrônica.. Seus derivados, o rap e o hip hop começaram a se espalhar. Parte de antigos sucessos de funk começaram a ser copiados para outras músicas pelo novo fenômeno das pistas de dança, a house music. Nessa época surgiu algumas derivações do funk como Electro. Nos anos 80 surge também o Funk-metal (ou funk rock) uma fusão entre guitarras e a batida do funk em grupos como Red Hot Chili Peppers e Faith No More.
Você pôde conferir, nesta primeira parte, um pouco surgimento do Funk. Na parte 2 você verá o surgimento do Funk no Estado do Rio de Janeiro (Brasil).
Nenhum comentário:
Postar um comentário