A final do Ilha Record foi transmitida ao vivo pela emissora. Foi um festival de trapalhada e muitas alterações feitas em cima da hora.
Segundo a emissora, Pyong não participou da final no estúdio pois foi feito o teste de Covid, na qual deu positivo. Pyong participou da final em sua casa, na qual a Record teve que montar uma estrutura improvisada para ele participar ao vivo e colocaram um telão no estúdio em um dos locais onde ficaram os finalistas. Os outros doze participaram da final no estúdio, mas, deu a entender de que não estavam animados de estarem ali.
Sobre a votação que daria o prêmio especial de 250 mil reais: a votação foi aberta na segunda-feira, dia 06 de setembro, através do site da emissora. O anúncio foi feito, durante a semana, de que ao longo do programa da final, a votação seria interrompida e que seria eliminado uma pessoa, em seguida retornaria a votação de onde parou, depois interrompia a votação, eliminaria mais um, e assim por diante, até chegar no ganhador ou na ganhadora desse prêmio. Só que chegou no dia da final, foi tudo diferente do anunciado: a apresentadora informou que as votações estavam encerradas e que iria eliminar os 6 menos votados e que depois iniciaria uma nova votação. Lucas Selfie questionou Sabrina Sato sobre isso. Na primeira eliminação, foram eliminados: Valesca, Claudinho, Any, Dinei, Nanah e Antonella. Uma outra votação foi aberta.
Uma outra votação aconteceu na final: a escolha do valor da pontuação das pedras preciosas. A votação havia aberto no dia anterior, mas, segundo a apresentadora, houve vazamento das informações e uma outra votação foi aberta durante a final. A votação procedeu da seguinte forma: tinham três caixas (caixa A, caixa B e caixa C). Cada caixa estava com uma cor de pedra não revelada e o público tinha que votar quantos pontos cada caixa valeria (de 1 a 3 pontos). O valor de cada pedra seria multiplicado pela quantidade de pedras que cada finalista tinha.
As pedras já haviam sido contadas pelos próprios finalistas depois do encerramento da caça ao tesouro, durante a gravação. Logo, o público de casa e, claro, os participantes, já sabiam quantas pedras de cada cor cada finalista tinha.
A apresentadora anuncia que o segundo colocado do reality ganharia 100 mil reais. Foi uma surpresa para todos.
Depois de toda essa bagunça que a final se tornou, foram eliminados mais cinco participantes que deixaram de ganhar o prêmio especial de 250 mil reais. Os outros eliminados foram: Matheus, Laura, Pyong, Lucas e Thomaz. Sobrando apenas Nadja e Mirella. Uma outra votação foi aberta para o público escolher entre Nadja e Mirella.
Seguindo essa final, foi anunciado as pontuações de cada caixa, que continha uma cor das pedras preciosas: Caixa A - 2 pontos (31,15%) / Caixa B - 3 pontos (41,48%) / Caixa C - 1 ponto (27,3%).
Um outro anúncio foi feito para informar quem ganhou os 250 mil reais. Quem ganhou foi a Mirella, com 79,33%. Daí, a apresentadora Sabrina pediu para Nadja falar sobre a perda do prêmio e ela falou sobre seu cachorro que morreu enquanto estava no reality.
Foi revelado, qual cor de pedra estava em cada caixa. Caixa A: amarela - 2pts / Caixa B: azul - 3pts / Caixa C: rosa - 1pt. Depois de multiplicados os pontos, Any ganhou o reality e o prêmio de 500 mil reais. Pyong, em 2º lugar ganhou 100 mil reais.
Depois de informada que Any ganhou o reality, Nadja e Antonella saíram do estúdio (antes de terminar o programa).
Any pegou o microfone e falou para o Pyong:
_ Cheque mate.
Não foi revelado quem era o guardião.
E assim encerrou-se o Ilha Record.