O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, está sendo investigado sobre o caos na saúde em Manaus. Quem autorizou essa investigação foi o Supremo Tribunal Federal, através do ministro Ricardo Lewandowski, que analisará se ouve ou não omissão por parte desse ministério no que diz respeito a falta de oxigênio na capital amazonense. O ministro Pazuello terá que depôr à Polícia Federal.
Acesse o Canal TMN no youtube. Você pode contribuir com o blog através do pix. Chave pix: (24) 99850-3022. Muito obrigado!
Pesquisar este blog
terça-feira, 26 de janeiro de 2021
segunda-feira, 25 de janeiro de 2021
Fausto Silva vai sair da Globo.
O apresentador Fausto Silva, mais conhecido como Faustão (que apresenta o programa Domingão do Faustão), vai sair da Rede Globo em dezembro deste ano. Depois de mais de 30 anos, não quis mais renovar o contrato com a emissora.
Acidente com ônibus no PR.
Um acidente envolvendo um ônibus de excursão aconteceu hoje, na BR-376, no município de Guaratuba, no Estado do Paraná. 19 pessoas morreram e 31 ficaram feridas. Segundo um dos motoristas, o ônibus estava com problemas no freio. Esse motorista fez o teste do bafômetro, na qual constou negativo para o uso de bebida alcoólica. O ônibus saiu de Ananindeua, no Estado do Pará e seguia para São José, no Estado de Santa Catarina.
sábado, 23 de janeiro de 2021
Índia liberou as vacinas Oxford/AstraZeneca para o Brasil.
A Índia liberou as 2 milhões de doses das vacinas Oxford / AstraZeneca para o Brasil, em combate ao coronavírus. Segundo o governo da Índia, não haviam mandado antes devido o início da vacinação no país. As vacinas chegaram ontem em Guarulhos / SP e passaram por tramitação da Receita Federal e depois seguiu para o Rio de Janeiro, onde foi para a Fiocruz e já estão sendo distribuídas para os outros Estados. Manaus receberá 5% das doses devido a situação do coronavírus por lá.
11/11/2020 - TMN visitou o Rio de Janeiro (Parte 02)
Na parte anterior, contei o trajeto de Angra dos Reis até o Rio de Janeiro e contei um pouco da história da Igreja da Candelária, além da Orla Conde. Se quiser relembrar ou se não assistiu, clique aqui:
http://tmnnoticias.blogspot.com/2020/12/03112020-tmn-visitou-o-rio-de-janeiro.html
Nesta segunda parte, mostrarei um pouco da Praça Mauá, onde localiza-se o Museu do Amanhã.
O Museu do Amanhã é um museu de ciências. Exposições, objetos retratam o futuro e procura fazer mais perguntas do que responder, levando o visitante a reflexão. Foi inaugurado em dezembro de 2015 e localiza-se na Praça Mauá. Mas, quando fui, foi numa quarta-feira, e o museu estava fechado e, por isso, só pude apreciar as paisagens em volta dele.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2021
Terremoto na Argentina.
Explosão em Madri.
Uma forte explosão aconteceu em um prédio no Centro de Madri, na Espanha. As causas são desconhecidas. Três andares foram completamente destruídos. Três pessoas morreram e há vários feridos. Esse prédio fica ao lado de uma casa de repouso e da Igreja de La Paloma. As pessoas que moram em torno desse prédio foram levadas para um hotel.
terça-feira, 19 de janeiro de 2021
Brasil: Vacinas contra COVID começam a chegar nos Estados e tem-se início a vacinação.
As vacinas saíram de Guarulhos / SP e estão indo para os Estados brasileiros. Houve uma falta de organização e de logística por alguns governos estaduais e o governo federal de como iria chegar e qual horário. Um exemplo disso foi o que aconteceu com as doses que vieram para o Estado do Rio de Janeiro. As aeronaves dos outros Estados já tinham saído de Guarulhos e a aeronave do Rio, não. Não tinha aeronave para o transporte das vacinas para o Rio de Janeiro. O governador do Estado do Rio teve que pedir um jatinho emprestado para um senador para fazer esse transporte. As vacinas chegaram com atraso para uma cerimônia que havia sido marcada ás 17h aos pés do Cristo Redentor para vacinar as primeiras pessoas.
O RJ já distribuiu as doses para os 92 municípios do Estado e alguns deles já começaram a vacinação, como Rio de Janeiro, Resende, Niteroi e Angra dos Reis.
domingo, 17 de janeiro de 2021
Vacinas contra o coronavírus são aprovadas pela Anvisa / Distribuição das vacinas / Primeira brasileira que tomou a vacina.
Depois de cerca de cinco horas de reunião, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou hoje, por unanimidade (cinco votos a zero), o uso emergencial das vacinas Coronavac (do Instituto Butantan / SP) e Oxford (produzida pela Fiocruz / RJ).
Logo depois da aprovação, em São Paulo, a primeira brasileira tomou a vacina Coronavac. Foi uma enfermeira que está na linha de frente no combate ao coronavírus tomou a vacina. O nome dela: Mônica Calazans, de 54 anos, moradora de Itaquera, na zona leste de São Paulo.
O ministro da saúde, Pazuello, disse que amanhã, ás 7h da manhã, começará a distribuição das vacinas para os Estados e os Estados irão distribuir aos municípios e a vacinação começará na quarta-feira, dia 20 de janeiro de 2021.
A segunda pessoa que tomou a vacina foi o enfermeiro Wilson Paes de Pádua, de 57 anos e a terceira pessoa (e a primeira indígena) foi Vanusa Kaimbé, técnica de enfermagem e assistente social, da aldeia Kaimbé, de Guarulhos.
sábado, 16 de janeiro de 2021
As fases do Plano Nacional de Vacinação contra o COVID-19.
Serão 4 etapas de vacinação contra o novo coronavírus.
FASE 1:
- Profissionais de saúde;
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos de 75 a 79 anos;
- Indígenas acima dos 18 anos.
FASE 2:
- Idosos de 70 a 74 anos;
- Idosos de 65 a 69 anos;
- Idosos de 60 a 64 anos.
FASE 3:
- Pessoas acima dos 18 anos com comorbidades;
FASE 4:
- Professores;
- Profissionais da segurança;
- Funcionários do sistema prisional.
Vacinação contra COVID: data incerta para seu início.
O Ministério da Saúde havia dito que o início da vacinação contra o COVID-19 seria dia 20 de janeiro de 2021, mas só que o voo para a Índia para buscar 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca fracassou. O avião que saiu de Campinas / SP chegando a fazer uma escala em Recife interrompeu o voo. A Índia informou que ainda é cedo para vender as vacinas, já que o país está iniciando a vacinação por lá e que o Brasil se precipitou em enviar o avião para a busca. Com isso, o governo federal pediu para o Instituto Butantan o envio de 6 milhões de doses da vacina Coronavac.
O avião que interrompeu viagem, acabou levando 40 cilindros de oxigênio para Manaus, saindo de São Paulo.
Amanhã, dia 17 de janeiro, a Anvisa anunciará se aprovará ou não o pedido emergencial do Instituto Butantan / SP e da Fiocruz / RJ para o uso das vacinas contra o coronavírus. Com a aprovação de uma delas, ainda tem chance de a vacinação começar dia 20 de janeiro.
sexta-feira, 15 de janeiro de 2021
Situação da saúde em Manaus / AM.
Hoje saíram de Manaus / Amazonas pacientes com COVID-19 rumo a outros Estados brasileiros para serem internados, pois na capital amazonense está faltando oxigênio em hospitais. Na parte da manhã, o avião da Força Aérea Brasileira levou pacientes para Teresina, no Estado do Piauí. Na parte da tarde, mais pacientes foram para o município de Imperatriz, no Estado do Maranhão.
60 bebês prematuros também serão transferidos para outros Estados. O governador de São Paulo prometeu acolher os bebês e fez críticas ao presidente da República. Maranhão também vai receber alguns bebês.
Pacientes dependem de ventilação manual para sobreviverem. Faltam equipamentos e leitos.
Alguns famosos se juntaram, em campanha, para ajudar Manaus. Entre outros, Whindersson Nunes, Gusttavo Lima, Tatá Werneck, Marília Mendonça, Wesley Safadão, o humorista Tirullipa.
Até ás 8h20min de hoje, Manaus registrava 3.800 novos casos e 51 óbitos por COVID. Em todo o período da pandemia: 93.000 casos e 3.892 mortes.
O governo do Estado do Amazonas junto com o Ministério da Saúde estão fazendo a Operação Oxigênio para levar mais oxigênio a Manaus, que inclui rota terrestre até Belém do Pará e depois seguir de avião até Manaus.
quinta-feira, 14 de janeiro de 2021
Vacinação contra COVID-19 pode começar em 20 de janeiro de 2021.
Segundo alguns prefeitos, o Ministério da Saúde informou que a vacinação contra o COVID-19 pode começar a ser aplicada na próxima quarta-feira, dia 20 de janeiro de 2021, começando a imunizar os profissionais de saúde, idosos acima de 75 anos, idosos que estão em asilos e indígenas. Esse anúncio foi feito em uma reunião entre cerca de 130 prefeitos e o ministério. Isso vai depender da aprovação das vacinas pela Anvisa, cujo o resultado sairá no próximo domingo, dia 17 de janeiro, e também da logística de voos. Mas o próprio ministério ainda não divulgou a data correta.
Manaus / AM: Colapso na saúde pública.
O Estado do Amazonas, mas precisamente, a capital, Manaus, está sofrendo colapso na saúde pública devido a pandemia do coronavírus. Hospitais da capital amazonense estão sem oxigênio. Cerca de 230 pacientes estão sendo transferidos para outros Estados brasileiros (Goiás, Piauí, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte). O governo de Manaus decretou toque de recolher das 19h ás 06h da manhã do dia seguinte. Cemitérios estão sem vagas.
Até a data de ontem (13 de janeiro), o Estado do Amazonas estava com 219 mil casos confirmados do coronavírus e 5.800 mortos. De 1º a 12 de janeiro de 2021, só em Manaus, foram mais de 2 mil internações.
Na última terça-feira, dia 12 de janeiro, a Fiocruz divulgou que uma nova variante do coronavírus foi encontrado no Estado do Amazonas.
O governo federal está pedindo ajuda aos Estados Unidos para enviarem cilindros de oxigênio, pois o Estado está passando por uma crise de abastecimento, devido a alta demanda.
O governador do Estado do Amazonas entrou na justiça para que a empresa que fornece o oxigênio garanta o abastecimento nas unidades de saúde.
O Estado do Pará fechou os acessos com o Estado do Amazonas: estão proibidas circulação de embarcações que saem do Amazonas. As estradas que ligam os dois Estados estão fechadas.