Pesquisar este blog

domingo, 14 de novembro de 2010

PROVAS DO ENEM

Pelo segundo ano consecutivo as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, está dando o que falar. No ano de 2009, foi que as provas foram vazadas antes da aplicação da prova e neste ano foi o rolo que deu na preparação da prova podendo prejudicar centenas de alunos.
O Enem é de nível nacional, mas será que todos os alunos do 3º ano do Ensino Médio (que são os alunos alvo do Enem pois o objetivo é de conseguir bolsa para o Ensino Superior) aprendem realmente todos aqueles conteúdos?

Eu, por exemplo, quando fiz a prova do Enem em 2005, não tinha visto nem a metade dos conteúdos que constavam na prova. Logo, observei que os alunos não estavam preparados para fazer o exame. Os que estavam preparados tinha feitos cursinhos à parte pagando (que nem todos têm condições de pagar). A partir de 2009, então, ficou ainda muito mais difícil pois de 63 questões que antes era a prova mais a Redação, agora são de 180 questões mais a Redação contando com língua estrangeira que antes não tinha na prova do Enem. E ainda, antes a prova eram feitos apenas em um dia, agora são feitos em duas etapas (uma no sábado e outra no domingo).
Sem contar que existem municípios que não aplicam a prova do Enem, tendo seus candidatos gastarem com hotel em outros municípios. A partir de 2009, tendo que pagar em dobro, pois são dois dias de prova.

Se nesse ano eu estivesse no 3º ano do Ensino Médio na escola pública, eu não faria o Enem, pois já perdeu o foco de fazer uma prova segura e sem prejudicar ninguém.

BLOG TMN.
EDUCAÇÃO: VOCÊ LÊ AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário